A Batalha pela Economia Mundial

Carregando...
GD Star Rating
loading...

A Batalha pela Economia Mundial

A Batalha pela Economia Mundial é um documentário sobre a formação da atual economia global, as ideias e os intelectuais que a formaram, sobre as épicas disputas políticas para implementá-las e sobre o grande debate econômico que marcou o século XX: quem deve controlar a economia, governos ou mercados?

Trata-se do primeiro episódio de uma série de três documentários produzidos e exibidos pela rede PBS, Commanding Heights. Esta série, por sua vez, foi baseada no livro The Commanding Heights: The Battle for the World Economy, de Daniel Yergin e Joseph Stanislaw, publicado em 2002.

O vídeo está legendado em português brasileiro.

Sinopse

O ano é 1914. Uma economia global, energizada pela mudança tecnológica e fluxos sem precedentes de pessoas e dinheiro, colapsa na esteira de um ataque terrorista.

O resultado é uma guerra mundial, esgotando os recursos das grandes potências e convencendo muitos que o próprio sistema econômico é o culpado. Das cinzas da catástrofe, uma luta intelectual e política inflama entre os poderes do governo e as forças do mercado, cada um determinado a reinventar a ordem econômica do mundo.

Surgem dois indivíduos cujas idéias, moldadas por experiências muito diferentes, irão encabeçar este debate e levá-lo adiante. Um é um inglês nada convencional chamado John Maynard Keynes. O outro é um franco imigrante de uma Áustria devastada, Friedrich von Hayek.

Mas uma depressão mundial mantém as nações capitalistas sob controle. Em oposição a Keynes e Hayek estão não apenas o Terceiro Reich de Hitler, mas a União Soviética de Stalin, escolarizados nas ideologias comunistas de Marx e Lenin e se empenhando em destruir completamente o sistema capitalista.

Por mais de meio século, a batalha das ideias foi travada. Dos sistemas socialistas totalitários aos estados fascistas, das nações independentes do mundo em desenvolvimento às economias mistas da Europa e do capitalismo regulamentado dos Estados Unidos, o planejamento governamental gradualmente assumiu a hegemonia, ponto fim ao capitalismo, de fato.

Mas, na década de 1970, com a teoria keynesiana em seu auge e o comunismo plenamente enraizado, a estagnação econômica se estabelece em todos os lados. Quando a filha de um merceeiro britânico, Margareth Tatcher, e um ex-ator de Hollywood, Ronald Reagan, se tornam chefes de estado, unem forças em torno das ideias de Hayek, e novas políticas políticas e econômicas começam a transformar o mundo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Adicionado Em: 3 de janeiro de 2017

Visualizações: 78

Duração: 1:54:22

Categorias: Documentários

Tags: , ,

Canal: PBS

GD Star Rating
loading...

Este Link: