Chesterton vs. Nietzsche – Deus está morto

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Chesterton vs. Nietzsche – Deus está morto

Chesterton vs. Nietzsche – Deus está morto é um documentário que analisa a filosofia moral de Friedrich Nietzsche sob a luz de G. K. Chesterton, o “Apóstolo do Senso Comum”.

O tema é apresentado por um narrador e é dramatizado por atores que representam o filósofo alemão e o escritor e também filósofo inglês, famoso por suas frases extremamente precisas e sua defesa da Igreja Católica.

O vídeo também fala brevemente sobre a vida de Chesterton e foi legendado em Português pelos Tradutores de Direita. Foi publicado, originalmente, no dia 30 de maio de 2017 e o texto abaixo foi retirado do mesmo, adaptado e reproduzido aqui:

Nietzsche é um dos filósofos mais lidos no mundo moderno. A razão disto se deve essencialmente ao momento da história que o colocou com perfeição numa época onde a negação do sobrenatural se tornou uma modinha cada vez mais forte. Isso pode ser traçado após o positivismo de Auguste Comte, o surgimento do darwinismo, a formulação das idéias comunistas de Marx, das teorias psicanalíticas de Freud, e mesmo do relativismo de Einstein (erroneamente aproveitado por teóricos antiteístas para justificar um relativismo moral, que o físico jamais defendera). Niilista, Nietzsche acreditava que a moral não deveria ser entregue em um formato fabricado por costumes ou religiões, mas ser oriundo da experiência pessoal adquirida por aquele que ousassem negar valores preestabelecidos e se aventurando em formular seus próprios princípios. O filósofo acreditava que toda a moral organizada deveria ser extinguida por aquele que quisesse atingir a elevação dentro da espécie humana. Não é a toa que movimentos como o Nazismo, Comunismo, o Satanismo de Anton LaVey e outras ideologias deste naipe o abraçaram como um arauto do saber.

G. K. Chesterton, ao contrário de Nietzsche, acreditava que a moral cristã deveria ser preservada, sendo  acérrimo apologista do Cristianismo e da Fé Católica. Neste vídeo, além de esmiuçar a filosofia de Nietzsche, ele também prevê as consequências de sua implementação na sociedade de forma quase profética. Embora as obras de Chesterton sejam belas e intelectualmente profundas, suas obras não tem muita presença nas academias e entre o público comum. Isto é lamentável, pois o inglês sempre foi contundente e preciso ao combater o materialismo revolucionário, fanático e crescente que empesteia o debate filosófico moderno e que só tem frutos ruins.

Saiba Mais

Deixe um comentário

Adicionado Em: 29 de junho de 2017

Visualizações: 24

Duração: 27:58

Categorias: Documentários

Tags: ,

Canal: Tradutores de Direita

GD Star Rating
loading...

Este Link: