Conviver com alguém melhor é sempre insuportável?

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Conviver com alguém melhor é sempre insuportável?

Conviver com alguém melhor é sempre insuportável? Esta é a pergunta que o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé tenta responder neste vídeo, onde ele acaba fazendo uma interessante reflexão sobre a inveja e o ressentimento que surge em algumas relações humanas.

Ele desmente vários chavões usados pelas pessoas de hoje em dia para disfarçar a dor de cotovelo que elas sentem quando convivem com pessoas objetivamente melhores do que elas.

Pondé também afirma que é insuportável na maioria das vezes conviver com alguém melhor, mas a verdade é que temos que ter em mente que sempre vai existir pessoas melhores que a gente (e muito melhor) e que temos que controlar nosso ego e vaidade, até mesmo pra não gastar energia preocupando com bobagem e que não vai resolver nada.

Outra coisa para se ter em mente é o exemplo dos santos. Estes reconheceram a natureza decaída do ser humano em si, mas não deixaram isso impedir a busca de algo que os tornaram os melhores entre os homens. É interessante lembrar que enquanto progrediam heroicamente em trajetória, mesmo com todas suas inquestionáveis virtudes, em busca da santificação, cada vez mais se humilhavam e entendiam cada vez mais o abismo que há entre os homens e Deus e, por isso mesmo, se empenhavam cada vez mais em buscá-Lo.

Ou seja, se queremos ser pessoas melhores, temos que reconhecer que somos falhos e infinitamente longe de sermos perfeitos, esquecer de nós mesmos e buscar o Bem e a Verdade radicalmente. Ficar se comparando com outras pessoas, as diminuindo ou inventando jargões vazios pra disfarçar a dor de cotovelo, é uma tremenda perda de tempo.

O vídeo foi publicado, originalmente, no dia 13 de fevereiro de 2017.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 31 de março de 2017

Visualizações: 18

Duração: 03:56

Categorias: Comentários

Tags: ,

Canal: Luiz Felipe Pondé

GD Star Rating
loading...

Este Link: