Efeito Lúcifer – Obediência à autoridade

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Efeito Lúcifer – Obediência à autoridade

Efeito Lúcifer – Obediência à autoridade” é um trecho de um documentário a respeito de experiências em psicologia social que analisa a experiência de Stanley Milgram, um dos psicólogos sociais mais influentes de sua época. O “Efeito Lúcifer” foi usado no título pois os resultados são similares ao experimento da Prisão de Stanford.

O experimento investigou como os participantes observados tendem a obedecer às autoridades, mesmo que estas contradigam o bom-senso individual. A experiência pretendia, inicialmente, explicar as barbáries do Nazismo, ou seja, como pessoas aparentemente saudáveis e bem ajustadas socialmente puderam cometer assassinato, tortura e outros crimes horrendos.

O objetivo do experimento de Milgram foi verificar a influência da obediência e autoridade sobre a capacidade de um indivíduo de agredir outro ser humano. Milgram realizou 18 variações de seu estudo, alterando a situação para analisar como esta afetava o participante.

“Os aspectos jurídicos e filosóficos da obediência têm enorme significado, mas dizem muito pouco sobre como as pessoas realmente se comportam em uma situação concreta e particular. Eu projetei um experimento simples em Yale para testar quanta dor um cidadão comum estaria disposto a infligir em outra pessoa porque um simples cientista deu a ordem. Autoridade total foi imposta à cobaia [ao participante] para testar suas crenças morais de que não deveriam prejudicar os outros, e, com os gritos de dor da vítima ainda zumbindo nas orelhas das cobaias [dos participantes], a autoridade falou mais alto na maior parte das vezes. A extrema disposição de pessoas adultas de seguir cegamente o comando de uma autoridade é o resultado principal do experimento, e que ainda necessita de explicação“, resumiu Milgram sobre o experimento.

Milgram recebeu prêmio anual em psicologia social da American Association for the Advancement of Science de 1964 por esta experiência e os seus resultados foram apresentados no artigo Behavioral Study of Obedience no Journal of Abnormal and Social Psychology (Vol. 67, 1963 Pág. 371-378) e no seu livro Obedience to Authority: An Experimental View (1974).

Saiba Mais

  • Obediência à Autoridade“As experiências de Stanley Milgram no campo da obediência à autoridade malévola parecem-me as mais importantes na pesquisa da Psicologia Social nesta geração. Em parte porque esta geração continua a verificar seus resultados em escala trágica, embora pareça sempre estar surpresa. Mesmo se tiver acompanhado de perto o fator obediência desde o princípio, muita coisa neste livro lhe será novo.” Livro do próprio Stanley Milgram na Estante Virtual.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 12 de outubro de 2017

Visualizações: 29

Duração: 09:53

Categorias: Curtos

Tags:

GD Star Rating
loading...

Este Link: