Estaria Santo Tomás de Aquino ultrapassado?

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Estaria Santo Tomás de Aquino ultrapassado?

Nesta Resposta Católica, o Padre Paulo Ricardo refuta a tese de que Santo Tomás de Aquino e a Filosofia Escolástica estariam ultrapassados.

Embora o Magistério lhe atribua o título de Doctor Angelicus, por sua inigualável contribuição à teologia, Santo Tomás de Aquino vem caindo no esquecimento ano após ano. O sacerdote mostra a verdadeira posição da Igreja em relação ao trabalho deste Doutor da Igreja.

Santo do dia 28 de janeiro, Santo Tomás de Aquino é Confessor e Doutor da Igreja. Ele nasceu em 1227, na cidadezinha de Aquino, e faleceu em Fossa Nuova, no ano de 1274.

Sacerdote dominicano, foi inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a lecionar na Universidade de Paris. Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a “Suma contra os gentios” e a “Suma Teológica“. Foi chamado “Doutor Angélico” e “Doutor Comum”.

Sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos. Durante o Concílio de Trento, a “Suma Teológica” foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era à luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.

Sua canonização se deu no dia 18 de julho de 1323, pelo Papa João XXII, sendo, posteriormente, proclamado Doutor da Igreja por Pio V, em 1568.

Saiba Mais

Deixe um comentário

Adicionado Em: 27 de janeiro de 2017

Visualizações: 19

Duração: 11:52

Categorias: Curtos

Tags: , , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

GD Star Rating
loading...

Este Link: