Impostos Altos e Arrecadação Baixa [Curva de Laffer]

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Impostos Altos e Arrecadação Baixa [Curva de Laffer]

Este vídeo, produzido originalmente pela Prager University, trata de um assunto aparentemente intuitivo, porém tratado com leviandade pelas autoridades econômicas: a real relação entre taxas tributárias e arrecadação.

Tim Groseclose, professor de Ciências Políticas e Economia, apresenta de maneira simples, e em curtas linhas, este conceito, que é muito importante na Economia: a Curva de Laffer.

O pensamento comum é o de que quanto maior for a carga tributária, maior será a arrecadação de um governo. Governos indisciplinados gastam mais do que arrecadam. Comumente, a primeira solução para ajudar a tirar o orçamento do vermelho é o aumento da carga tributária, como querem fazer aqui no Brasil, mesmo depois do afastamento da ex-presidente Dilma, gastadora mor de recursos.

A partir do entendimento da Curva de Laffer, é fácil compreender que altas taxas tributárias podem causar o efeito inverso ao que se espera. Dependendo da carga de roubo estatal, os impostos começam a sufocar a produção de riquezas em uma economia, impedindo a arrecadação, obviamente.

Ele também afirma que o ponto na curva que começa a indicar o nível de impostos que começa a diminuir a arrecadação é muito mais baixo do que se imagina.

O vídeo foi traduzido e legendado em português brasileiro pelos Tradutores de Direita e publicado em seu canal no dia 10 de agosto de 2015.

Assista Também

Créditos

Deixe um comentário

Adicionado Em: 18 de maio de 2016

Visualizações: 11

Duração: 05:37

Categorias: Comentários

Tags:

Canal: Tradutores de Direita

GD Star Rating
loading...

Este Link: