Milton Friedman – Intervenção estatal e monopólios

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Milton Friedman – Intervenção estatal e monopólios

Milton Friedman explica a relação íntima entre intervenção estatal e monopólios, respondendo a um jovem que acreditava que o governo é que precisa agir para evitar a formação de monopólios ou oligopólios em uma determinada economia.

O Nobel de Economia, em poucos minutos, expõe como os monopólios surgem e fica claro que, exceto na formação natural dos mesmos, é justamente pela intervenção do estado. Ele também explica qual a melhor forma de evitá-los.

Ora, se os monopólios são ruins para a livre concorrência, o jeito mais eficiente de acabar com eles é justamente eliminar os entraves para a mesma. No Brasil, por exemplo, os efeitos de regulações por parte de agências como a ANATEL ou ANVISA são facilmente verificáveis empiricamente: elas impedem a entrada de novos competidores do mercado. Com isto, apenas umas poucas firmas inchadas podem conduzir suas atividades sem preocupar com preços e serviços competitivos. O resultado é ter um serviço de qualidade formidavelmente inferior com um custo muito mais alto do que os praticados em países com menos entraves.

Tradução e Legendas: Ramiro Freire, pro canal dos Tradutores de Direita.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 21 de setembro de 2017

Visualizações: 8

Duração: 03:57

Categorias: Curtos

Tags: ,

Canal: Tradutores de Direita

GD Star Rating
loading...

Este Link: