Moscati – O Doutor que Virou Santo

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Moscati – O Doutor que Virou Santo

Moscati – O Doutor que Virou Santo (Giuseppe Moscati – L’amore che guarisce) é um filme italiano lançado pela Rai Radiotelevisione Italiana em 2007 que dramatiza a vida de São José Moscati, o médico, cientista e professor universitário italiano observado tanto por seu trabalho pioneiro em bioquímica quanto pela sua piedade.

Este filme, também conhecido como “Moscati – O amor que cura“, foi dirigido por Giacomo Campiotti, é baseado em depoimentos de contemporâneos de Moscati que conviviam com o famoso médico e descreve sua vida entre 1903, quando o jovem médico se formou na universidade, e 1927, quando o santo morreu.

O filme está aqui no idioma italiano mas está legendado em Português Brasileiro.

Sinopse

O filme conta a história de Giuseppe Moscati, um médico ainda muito admirado na Itália pelo trabalho que fez com os pobres no final do século XIX e inicio do século XX e um dos poucos leigos a ser canonizado pela Igreja Católica, que reconheceu sua santidade em 1987. O filme mostrasua trajetória e sua ajuda no tratamento de pessoas necessitadas em pela epidemia do Cólera, das que sofreram da erupção do vulcão Vesúvio e na condução das investigações que levaram a descoberta da insulina como cura para a diabetes.

São José Moscatti

São José Moscatti, nascido Giuseppe Moscati em Benevento, 25 de julho de 1880, foi o sétimo de nove filhos de Francesco, um conhecido advogado e magistrado e Rosa De Luca dei Marchesi di Roseto, vinda de uma nobre família. Para comemorar o seu nascimento, uma estátua de mármore foi erguida na capela do Santíssimo Sacramento na catedral de Benevento. Ele foi batizado seis dias depois e teve sua primeira comunhão aos oito anos.

A família se mudou para Nápoles, em 1884, onde São José Moscatti passaria o resto de sua vida. Durante esse tempo, sua família passava os verões em Avelino, e Giuseppe assistia seu pai no serviço do altar na capela local, onde sempre assistiam a Santa Missa.

Aos dez anos, ele foi crismado, momento em que sua família conheceu Bartolo Longo e passou algum tempo na casa de Caterina Volpicelli, que viria a se tornar a mais importante entre os seus guias espirituais de sua vida. Com apenas 17 anos obrigou-se particularmente ao voto de castidade perpétua.

Inclinado aos estudos, José Moscati cursou a faculdade de medicina na Universidade de Nápoles e chegou, com 23 anos, ao doutorado e nesta área pôde ocupar altos cargos, além de representar a Itália nos Congressos Médicos Internacionais. Com competência profissional, Moscati curou com particular eficiência e caridade milhares e milhares de doentes.

Em Nápoles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, preferência aos mais pobres e indigentes. Sem dúvida, foi na prática da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o título de “Médico e Pai dos pobres”, isto num tempo em que a cultura se afastava da Fé.

José Moscati viveu corajosamente até 1927 e testemunhou a Verdade, tanto assim que encontramos em seus escritos: “Ama a Verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a Verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela Verdade, tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício”.

São José Moscatti faleceu em Nápoles, no dia 12 de abril de 1927 e, em 25 de outubro de 1987, foi canonizado na Basílica de São Pedro pelo Papa São João Paulo II. Sua festa litúrgica é no dia 16 de novembro.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 13 de agosto de 2017

Visualizações: 6

Duração: 3:18:59

Categorias: Filmes

Tags: ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: