Política E Literatura

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Política E Literatura

Allan dos Santos, Ítalo Lorenzon e Thiago Rachid se reúnem com o professor e filósofo Olavo de Carvalho para debater sobre a relação íntima, porém pouco óbvia, entre a cultura política e a literatura de um país.

A propósito dessa relação, afirmou o poeta austríaco Hugo von Hofmannsthal: “nada está na realidade política de um país que não esteja antes na sua literatura”. Também, sobre o tema, falou o nosso Machado de Assis, em “O passado, o presente e o futuro da literatura”:

“A literatura e a política, estas duas faces bem distintas da sociedade civilizada, cingiram como uma dupla púrpura de glória e de martírio os vultos luminosos da nossa história de ontem. A política elevando as cabeças eminentes da literatura, e a poesia santificando com suas inspirações atrevidas as vítimas das agitações revolucionárias, e a manifestação eloquente de uma raça heroica que lutava contra a indiferença da época, sob o peso das medidas despóticas de um governo absoluto e bárbaro. O ostracismo e o cadafalso não os intimidavam, a eles, verdadeiros apóstolos do pensamento e da liberdade; a eles, novos Cristos da regeneração de um povo, cuja missão era a união do desinteresse, do patriotismo e das virtudes humanitárias.”

O bate papo se deu num hangout do canal Terça Livre que aconteceu no dia 10 de fevereiro de 2015.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 20 de Janeiro de 2016

Visualizações: 15

Duração: 1:31:46

Categorias: Hangouts

Tags: , , ,

Canal: Terça Livre

GD Star Rating
loading...

Este Link: