São Vicente de Paulo

Carregando...
GD Star Rating
loading...

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo (Monsieur Vicent) é um filme francês que dramatiza a vida de São Vicente de Paulo, o sacerdote católico do século XVII e patrono de todas as obras de caridade. Ele foca em sua luta para ajudar os pobres a encarar obstáculos como a Peste Negra.

São Vicente de Paulo foi dirigido por Maurice Cloche, escrito por Jean Anouilh e Jean Bernard-Luc e estrelado por Pierre Fresnay como o santo católico.

O filme foi premiado com um Oscar honorário em 1949 como melhor filme de língua estrangeira, sendo lançado nos EUA em 1948. O Vaticano colocou a obra na sua lista de filmes aprovados sob a categoria Religião, devido à sua natureza temática em 1995.

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo, Confessor (+ Paris, 1660) foi o fundador da Congregação da Missão, juntamente com Santa Luísa de Marillac, das Irmãs da Caridade. Sua vida foi tão movimentada e cheia de aventuras que faz lembrar uma obra de ficção.

Vicente nasceu de uma família muito pobre em Landes, França. Quando menino, guardou porcos, e só pôde completar seus estudos pois foi auxiliado por um advogado caridoso, cujos filhos ajudou a educar ao mesmo tempo em que ele próprio estudava. Ordenado sacerdote aos 19 anos, passou a dar aulas particulares para se manter.

Durante uma viagem marítima, caiu prisioneiro de piratas maometanos e foi conduzido à África como escravo. Foi comprado por um médico árabe que lhe ensinou os segredos da medicina e em troca, São Vicente o converteu à Fé católica.

Conseguindo retornar à França, empenhou-se na prática da caridade cristã, tanto espiritual quanto corporal, chegando a ter grande penetração na Corte. Foi capelão e conselheiro da Rainha Margarida de Valois e prestou assistência a um moribundo Rei Luís XIII. Fez parte do Conselho da Regência durante a menoridade de Luís XIV e exerceu grande influência sobre a rainha Ana d’Áustria.

Fortunas espantosas, provenientes de coletas entre a alta nobreza, passavam por suas mãos e eram por ele distribuídas aos necessitados de toda a França, sem em nada alterar sua pobreza e simplicidade. Aos próprios parentes, pobres e necessitados, nunca quis favorecer, confiando-os à Divina Providência. Recebeu um benefício eclesiástico muito generoso que lhe assegurava uma vida sem preocupações econômicas, mas renunciou a ele, por achar que não era conveniente para sua santificação.

São Vicente de Paulo aproveitou a enorme influência política que desfrutava para conseguir a nomeação de Bispos virtuosos, dispostos a promover na França uma salutar reforma religiosa e a combater os erros do Jansenismo. Incentivou a ideia de uma expedição armada contra a Inglaterra protestante que proibia, sob pena de morte, a atuação dos católicos em seu reino.

São Vicente de Paulo morreu no dia 27 de setembro de 1660, em Paris. Foi beatificado em 1729 pelo Papa Bento XIII e canonizado em 1737 por Clemente XII.

Seu dia é celebrado no dia 27 de setembro.

Fonte: Verdades Esquecidas

Deixe um comentário

Adicionado Em: 23 de julho de 2017

Visualizações: 8

Duração: 1:48:36

Categorias: Filmes

Tags: ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: