Teresa de Jesus

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Teresa de Jesus

Teresa de Jesus é uma minissérie espanhola de filmes dramatizam a vida de Santa Teresa d’Ávila, uma santa, mística espanhola e doutora da Igreja Católica. A obra conta a história da vida da santa que reformulou o Carmelo, a partir de seus 23 anos (no ano de 1538) até sua morte, aos 67 anos (em 1582).

A minissérie é dividida em 8 episódios e está no idioma espanhol, mas está aqui completa e legendada em português brasileiro.

O filme protagoniza Concha Velasco como Santa Teresa, Gonzalo Abril como Lorenzo de Cepeda (irmão mais novo de Teresa), María Massip como Juana Suárez (amiga de Teresa), Francisco Rabal como Pedro de Alcântara, Héctor Alterio e Marina Saura como outra freira. Foi dirigido por Josefina Molina e escrito por ela em conjunto com Víctor García de la Concha e Carmen Martín Gaite.

Um pouco sobre a vida de Santa Teresa d’Ávila*

Santa Teresa nasceu em Ávila (Espanha), em 1515. A educação que os pais deram para ela e para seu irmão Roderico foi a mais sólida o possível. Acostumada desde pequena à leitura de bons livros, se encantou com a vida dos santos e mártires. Desejosa de encontrar o martírio, combinou com o irmão de fugir da casa dos pais, o que foi frustrado dada a vigilância dos pais.

Quando tinha 12 anos, perdeu a mãe. Prostrada diante da imagem de Nossa Senhora, exclamou: “Mãe de misericórdia, a vós escolho para serdes minha Mãe. Aceitai esta pobre órfãzinha no número das vossas filhas”. A proteção admirável que experimentou durante toda a vida, da parte de Maria Santíssima, prova que esse pedido foi atendido.

Com quinze anos, o pai, notando que ela estava com perigo de se perder com leituras profanas e atividades mundanas, levou-a a estudar no Convento das Agostinianas. A conversão foi imediata e firme. Uma grave enfermidade obrigou-a a voltar para a casa paterna. Durante esta doença, percebeu o profundo desejo de abandonar o mundo e servir a Deus, na solidão dum claustro. O pai, porém, opôs-se a esse plano, no que foi contrariado por Teresa, que fugiu de casa, para se internar num mosteiro das Carmelitas, em Ávila. No meio do caminho lhe sobreveio uma grande repugnância pela vida religiosa, e por um pouco teria desistido da idéia. Vendo em tudo isto uma cilada do inimigo de Deus e dos homens, seguiu resolutamente o caminho e ao transpor o limiar do mosteiro, os receios e escrúpulos deram lugar a uma grande calma e alegria no coração.

Durante o tempo do noviciado, foi provada por outro relaxamento no fervor religioso que, aliás, pouco tempo durou. Deus mais uma vez lhe tocou o coração, mas de uma maneira tão sensível que Teresa, debulhada em lágrimas, prostrada diante do crucifixo, disse; ” Senhor, não me levanto do lugar onde estou, enquanto não me concederdes a graça e fortaleza bastantes, para não cair mais em pecado e servir-vos de todo coração, com zelo e constância”. A oração foi ouvida e de uma vez para sempre, ficou extinto no coração de Teresa o amor ao mundo e às criaturas e restabelecido o zelo pelas coisas de Deus, do seu santo serviço.

Foi-lhe revelado que essa conversão era o resultado da intercessão de Maria Santíssima e de São José. Por isso, teve sempre profunda devoção a S. José e muito trabalhou para difundir este culto na Igreja.

Com quase 50 anos, Santa Teresa funda um novo convento, onde estabeleceu o ascetismo, a clausura e o silêncio. As freiras viviam na maior pobreza e foram chamadas de “descalças”. Teresa jamais descuidou das coisas práticas da vida e do serviço ao próximo. Sabia utilizar muito bem as coisas materiais para o serviço de Deus. Em certa ocasião disse: – “Teresa, sem a graça de Deus é uma pobre mulher; com a graça de Deus, uma fortaleza; com a graça de Deus e dinheiro, uma potência”.

*Trecho adaptado de um texto de Allan Lopes dos Santos, do canal Terça Livre.

Saiba Mais

Deixe um comentário

Adicionado Em: 2 de julho de 2017

Visualizações: 4

Duração: 6:55:28

Categorias: Filmes

Tags: ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: