Theodore Dalrymple fala sobre Rousseau e o egocentrismo

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Theodore Dalrymple fala sobre Rousseau e o egocentrismo

Theodore Dalrymple fala sobre Rousseau e o egocentrismo, o que fatalmente acaba se relacionado com assuntos como o Conservadorismo, neste curto vídeo que foi traduzido e legendado em Português pelos Tradutores de Direita.

O pensamento conservador é aquele que preserva o que se sabe ser bom de ser destruído por propostas revolucionárias que prometem algo hipoteticamente melhor[1]. Este tipo de pensamento se baseia na observação neutra da natureza humana ao longo da história e na sabedoria acumulada por sucessivas gerações, que levam a conclusão que o homem é corrupto. O conservador, portanto, se opõe a propostas revolucionárias, tanto por estas ameaçarem destruir o que certamente é bom, quanto por saber que utopias são impossíveis, devido a esta inclinação intrínseca que o homem tem para o mal.

É interessante notar que o resultado desta observação neutra da natureza humana coincide com o que nos foi revelado pela Fé Cristã: São Paulo, um dos pilares da Igreja, humildemente confessava que “o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” [2] Davi, que foi rei perante os homens, clamava pela misericórdia divina e reconheceu sua natureza corrupta: “meu pecado sempre me persegue… Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.”[3]

O pensamento de Jean-Jacques Rousseau, entretanto, afirma que o ser humano nasce bom e é a sociedade que o corrompe. Ou seja, em seu estado natural, o ser humano, de acordo com esta tese, é sempre perfeito. Isto, como Dalrymple explica, faz o indivíduo perder a noção de transcendência e a centrar a sua existência em torno de si, seus impulsos e instintos naturais. Dentre outras graves implicações, esta ideia de Rousseau promove o egocentrismo, podendo levar até os seus níveis mais criminosos.

Curiosamente, Jean-Jacques Rousseau é, em pessoa, um exemplo de pessoa que viveu com esta mentalidade. Ele abandonou os próprios filhos, dormia constantemente com as mulheres de seus benfeitores etc.

Theodore Dalrymple, por sua vez, é um psiquiatra e ensaísta britânico, autor de A Vida na Sarjeta, Nossa Cultura… ou O Que Restou Dela e Não Com Um Estrondo, mas com Um Gemido.

Saiba mais

  1. Definindo o que é Conservadorismo – Bruno Garschagen define o que é o pensamento conservador neste vídeo.
  2. Romanos 7, 18-20.
  3. Salmos 51, 1-3, 5.
  4. Tradução: Andrey Costa.
  5. Revisão: hsilver.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 30 de novembro de 2017

Visualizações: 18

Duração: 02:03

Categorias: Curtos

Tags: , ,

Canal: Tradutores de Direita

GD Star Rating
loading...

Este Link: