Uma história de Natal

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Uma história de Natal

Uma história de Natal, conhecido também como Christmas Story (EUA) e Joulutarina (Finlândia), é um filme finlandês dirigido por Juha Wuolijoki que dramatiza a vida de São Nicolau, o santo católico que viveu no século IV, conhecido por dar uma bofetada no herege Ário e também por ser a inspiração do Papai Noel.

O filme faz uma mistura da lenda a respeito do Papai Noel com alguns fatos da vida real do santo, sendo assim, muitas vezes, mais um filme de fantasia do que religioso.

Foi escrito por Marko Leino e estrelado por Hannu-Pekka Björkman, Otto Gustavsson, Kari Väänänen, Minna Haapkylä, Mikko Leppilampi e Mikko Kouki.

Enredo do Filme

Muitos anos atrás, na Lapônia, um menino chamado Nikolas fica órfão quando sua família é morta em um acidente. Os chefes das famílias da aldeia se reúnem para decidir seu futuro e, como a vida no Ártico é difícil, é decidido que, como nenhuma família poderia cuidar dele permanentemente, eles iriam levantá-lo em comunhão. Cada família, assim, iria abrigá-lo por um ano. Agradecido, Nikolas começa a fazer brinquedos de madeira como um presente que, a cada Natal, ele deixa para a família que cuidou dele. Isto acaba tornando-se uma tradição, com Nikolas nunca se esquecendo dos filhos das famílias que o receberam a cada ano. Quando uma praga atinge a vila, e nenhuma das famílias pode dar ao luxo de levá-lo para o próximo ano, ele é levado pelo eremita mal-humorado Iisakki como aprendiz de carpinteiro. Iisakki trabalha duro, mas Nikolas é inteligente e rápido para aprender, e Iisakki vai começando a amar Nikolas como seu próprio filho, que começa a viver cada vez mais para o espírito do Natal, tornando-se a sua vida. Quando Nikolas envelhece, ele vai se transformando na figura conhecida como Papai Noel.

História real de São Nicolau

Nascido no dia 15 de março de 270, São Nicolau foi um bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. Durante a perseguição de Diocleciano, foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado. Participou do Concílio de Nicéia, no qual foi condenada a heresia ariana.

Na abertura desse concílio, o imperador Constantino ajoelhou-se diante de São Nicolau e de outros santos varões que haviam padecido na última perseguição, e beijou com respeito suas gloriosas cicatrizes.

É um dos santos mais populares da Igreja, tanto no Oriente quanto no Ocidente e suas relíquias foram transportadas para Bari, no sul da Itália, onde até hoje são objeto de grande veneração.

Ele morreu no dia 6 de dezembro de 343, sendo celebrado neste dia. Ele é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Na Armênia, ele é padroeiro dos guardas noturnos. Em Bari, Itália, ele é padroeiro dos coroinhas. Em Portugal ele é padroeiro dos estudantes. Além disso, ele também é conhecido como protetor dos marinheiros e comerciantes, como santo casamenteiro e principalmente como um grande amigo das crianças.

Saiba Mais

Deixe um comentário

Adicionado Em: 12 de dezembro de 2016

Visualizações: 18

Duração: 1:17:12

Categorias: Filmes

Tags: , , ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: