Padre Paulo Ricardo – A aparição de Lourdes e o Santo Terço

Nesta homilia, o Padre Paulo Ricardo medita sobre o Santo Terço e a aparição de Nossa Senhora ocorrida em Lourdes, em 1858, quando a Imaculada confirma a uma menina analfabeta um dos mistérios mais imperscrutáveis da fé católica. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Nesta sua Homilia Diária, publicada originalmente em 10 de fevereiro de 2025, o Padre Paulo Ricardo medita sobre o Santo Terço e a aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, ocorrida em Lourdes, no sul da França, em 1858.

Nos relatos os da aparição, narra-se que a jovem Bernadette rezava o terço diante da Virgem Santíssima, sendo transformada e santificada nesses momentos sublimes de oração. Em Lourdes, ao identificar-se como “a Imaculada Conceição”, Nossa Senhora confirma a uma menina analfabeta um dos mistérios mais imperscrutáveis da fé católica.

Padre Paulo inicia sua homilia destacando com grande alegria a celebração da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, ocorrida no dia 11 de fevereiro de 1858, e que se repetiu por mais 17 vezes, totalizando 18 aparições para a adolescente Bernardette Soubirous. A singularidade dessa aparição, como nos conta o padre, está na simplicidade com que se manifestou: em uma gruta natural, que hoje é imitada em várias partes do mundo, onde muitas grutas de Lourdes são construídas, especialmente em jardins.

Um dos elementos fundamentais dos relatos de Lourdes é a oração do Santo Terço. Como o padre explica, o terço não é apenas um exercício religioso, mas um caminho profundo de santificação. Bernardette rezava o Rosário enquanto estava na presença de Nossa Senhora, e isso a santificava, como destaca o Venerável Papa Pio XII, que afirmou: “Bernadette se santificou rezando o terço na presença da Virgem Maria”.

As pessoas que testemunhavam as aparições mencionam a atitude transformadora de Bernardette, o arrebatamento que ela vivenciava enquanto rezava o terço. Embora não falasse durante esses momentos, todos ao seu redor acompanhavam a oração, com a presença de Nossa Senhora sendo notada, mesmo que ela não rezasse o Terço. Isso, segundo Padre Paulo, se deve ao fato de que Nossa Senhora, sendo Imaculada, não necessita rezar o Pai Nosso ou a Ave Maria, pois é sem pecado e não pode rezar para si mesma. Entretanto, ela rezava o Glória junto à menina.

A importância do Santo Terço, como explicou o padre, vai além da repetição das orações: é uma forma de alcançar a graça do Céu, uma oração contemplativa que nos permite refletir sobre os mistérios da vida de Jesus e Maria, e que leva à conversão e santificação. O sacerdote encoraja todos os fiéis que rezam o terço a saberem que, ao fazê-lo, estão acompanhados pela presença extraordinária e sobrenatural de Nossa Senhora, que, com alegria e amor, passa as contas do terço junto a cada um.

Além disso, Pe. Paulo destaca o momento revelador da aparição em Lourdes, quando Nossa Senhora se identifica como a “Imaculada Conceição”, o que ocorreu em um dialeto local falado por uma menina analfabeta, uma confirmação de um dos dogmas mais profundos da fé católica, proclamado infalivelmente pelo Papa Pio IX. A beleza e a radiação da glória divina presentes em Nossa Senhora revelam o mistério da Imaculada Conceição de forma tangível e mística, algo que teólogos ainda tentam compreender plenamente.

Concluindo sua homilia, o Padre Paulo pede que, assim como Nossa Senhora sorriu para Bernardette, sorria também para cada um de nós e nos dê a graça de sermos lavados nas águas batismais da conversão, assim como Santa Bernardette foi santificada em Lourdes. O sacerdote finaliza invocando a intercessão da Virgem Santíssima, pedindo que ela nos acompanhe sempre na recitação do Santo Rosário, nos conduzindo à santificação e à proximidade com Deus.


Ouça a homilia do Padre Paulo Ricardo para esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, mas sem data de validade, e compreenda o sentido místico dessa aparição para a nossa vida espiritual, principalmente em relação à récita diária do Santo Terço.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *