O dia em que o Brasil apreendeu um bombardeiro britânico

GD Star Rating
loading...

O dia em que o Brasil apreendeu um bombardeiro britânico

Este é um vídeo do canal Hoje no Mundo Militar que fala sobre o dia em que o Brasil interceptou e apreendeu um Avro Vulcan, um bombardeiro britânico, durante a Guerra das Malvinas.

Durante missão missões em 3 de junho de 1982, a aeronave estrangeira sofreu uma pane hidráulica e não conseguia efetuar o reabastecimento em voo. Para não cair no mar, o Vulcan invadiu o espaço aéreo brasileiro, o que provocou uma resposta da FAB, que acionou seus famosos F-5E Tiger da FAB de fabricação americana para apurar. Estes caças podem carregar mísseis Ar-Ar, são supersônicos e estavam com as armas carregadas para o caso de qualquer eventualidade. Foi a primeira e única vez desde a segunda guerra mundial que este 1º Grupo de Caça era acionado.

O Avro Vulcan acabou sendo escoltado pelos F-5 da FAB até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde faz um pouso de emergência, causando um incidente diplomático entre Argentina, Brasil e Grã Bretanha. Após sete dias retido, o avião é autorizado a retornar à sua base na ilha de Ascensão, com a condição de que não fosse usado na guerra, exigência que o governo de Margareth Tatcher chiou, mas acatou.

Veja também

Adicionado em: 22 de setembro de 2019

Visualizações: 14

Duração: 06:55

Categorias: Curtos

Tags: , ,

Canal: Hoje no Mundo Militar

GD Star Rating
loading...


Link:

Direita Realista no Telegram

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados