Dias de preceito da Igreja Católica no Brasil

As datas e obrigações podem variar, e isso pode causar dúvidas.


Dias de preceito da Igreja Católica são aqueles em que os fieis têm obrigação de participar da Missa e tudo mais a fim de guardar o Terceiro Mandamento (guardar domingos e festas). Este artigo é simples e pretende apenas fornecer uma visão geral sobre as datas em que se deve ir à missa independente do dia em que caiam na semana no Brasil.

O calendário litúrgico da Igreja é válido em todo mundo, mas as Conferências Episcopais podem mover algumas datas de acordo com a realidade local, com a finalidade facilitar o cumprimento dos dias de preceito, também chamados de dias santos de guarda.

Os dias de preceito que podem causar mais dúvidas no Brasil são aqueles que não são transferidos aos domingos, nos quais se deve se ir à missa independente de quando caiam na semana. Estes são:

Atenção! Esses não são os únicos dias de preceito! A lista completa com os dias de preceito da Igreja Católica são:

  • Todos os domingos do ano.
  • Várias datas de preceito na Igreja que caem normalmente em domingos, como Domingo de Ramos, Páscoa, Pentecostes, e a Festa da Santíssima Trindade.
  • A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, em 1º de janeiro;
  • A Epifania do Senhor, em 6 de janeiro (celebrado no Brasil no domingo mais próximo – ou antes ou no seguinte);
  • A Ascensão de Jesus ao Céu, na quinta-feira da 6ª semana da Páscoa (transferido ao domingo mais próximo);
  • Corpus Christi;
  • São Pedro e São Paulo, em 29 de junho (transferido ao domingo mais próximo);
  • Assunção de Maria (15 de agosto, transferido ao terceiro domingo de agosto);
  • Todos os Santos, em 1º de novembro (transferido ao domingo mais próximo);
  • A Imaculada Conceição de Nossa Senhora;
  • Natal.

Por fim, algumas festas locais podem ser consideradas dias de preceito, dependendo das orientações específicas da Diocese. Por exemplo, em Fortaleza, é feriado municipal em celebração à Nossa Senhora da Assunção, padroeira do Ceará; enquanto em Belo Horizonte é feriado em comemoração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem.

Ou seja, as datas e obrigações podem variar, então é sempre bom consultar o calendário litúrgico local ou a paróquia para confirmar os detalhes.

Por fim, vale a pena ir à Santa Missa sempre que possível, não apenas nos dias em que temos que cumprir preceito. Não devemos fazer apenas o mínimo exigido.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *