José Monir Nasser – A Traição dos Intelectuais, de Julien Benda

A traição da justiça, verdade e razão é o que abre alas para a organização intelectual dos ódios políticos.


Estamos trazendo aqui a palestra completa (suas duas partes) ministrada em Curitiba (PR) pelo saudoso professor e economista José Monir Nasser (1957 – 2013) a respeito dos aspectos culturais de A Traição dos Intelectuais, o livro pelo qual o filósofo francês Julien Benda é mais conhecido, oferendo uma perspectiva não apenas única, mas também extremamente rica e edificante sobre esta obra.

Publicado originalmente em 1927, A Traição dos Intelectuais (La Trahison des Clercs) é uma obra crítica e visionária onde Benda examina como muitos intelectuais europeus, durante os séculos XIX e XX, abandonaram sua função histórica de defensores dos valores universais, como justiça, verdade e razão, em prol de interesses políticos e ideológicos imediatos. Estes intelectuais traíram seu papel ao se tornarem apologistas de movimentos nacionalistas, militaristas e até racistas, desviando-se da objetividade e da razão.

A obra condena duramente essa “traição” dos intelectuais, enfatizando que ao invés de servir a valores éticos e eternos, como o bem comum e a verdade desinteressada, muitos passaram a apoiar ideologias e paixões políticas, seja em defesa de partidos, classes ou nações (algo incrivelmente atual). Benda critica particularmente figuras do nacionalismo francês, como Charles Maurras e Maurice Barrès, e ataca o que ele chama de “realismo integral” — a racionalização do domínio material do mundo, que poderia levar a uma sociedade totalmente voltada para a busca do poder, sem valores morais superiores.

A crítica de Benda não se limita a uma corrente política específica, mas engloba intelectuais de tendências fascistas, nacionalistas e comunistas, demonstrando preocupação com a crescente “organização intelectual dos ódios políticos”. Sua obra antecipa os perigos de uma sociedade dominada pelo interesse material e ideológico, em vez de guiada por princípios racionais e humanitários. Por isso, A Traição dos Intelectuais permanece um clássico, ainda relevante como um alerta sobre a responsabilidade moral dos intelectuais e o papel da razão em tempos de crise política e social.

Enfim, a seguir, seguem as duas partes da palestra do professor Nasser, que juntas somam quase 4 horas de duração:

Parte 1

Parte 2


Estes vídeos foram providenciados pelo canal Mental Food, onde foram publicados originalmente em 2 de julho de 2018.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *