Luiz Felipe Pondé – Duas indicações de livros

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Luiz Felipe Pondé – Duas indicações de livros

Luiz Felipe Pondé faz duas indicações de livros, neste vídeo que ele publicou em seu canal no dia 30 de outubro de 2017, originalmente. O filósofo brasileiro mostra e sugere o “Lições de Literatura Russa“, de Vladimir Nabokov, e “A Guerra do Mundo“, de Niall Ferguson.

Sobre o “Lições de Literatura Russa”

Durante as décadas de 1940 e 1950, o escritor russo Vladimir Nabokov realizou em universidades americanas uma série de cursos sobre alguns dos pilares da literatura de seu país; Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Tchekhov e Górki. Apenas em 1981, as aulas foram reunidas em livro nos Estados Unidos, graças ao editor Fredson Bowers que organizou as anotações deixadas pelo autor de Lolita. Nabokov apresenta e analisa os principais livros e temas dos expoentes da literatura russa do século XIX e início do século XX, bem como seus métodos de criação. Além de desfazer equívocos e chavões sobre a Rússia e seus autores, Nabokov transforma essas lições em exercícios de liberdade, opondo-se de maneira implacável e irônica aos dogmas da crítica literária e às ideologias políticas.

Sobre “A Guerra do Mundo”

Um dos principais e mais polêmicos historiadores contemporâneos, o britânico Niall Ferguson afirma, neste livro, que o século XX foi o mais violento de todos os tempos. Desprovido de uma agenda ideológica e sempre apoiado em fatos, números e estatísticas, explica o que levou a humanidade a cometer tantas atrocidades. Ferguson analisa em detalhes não só as grandes guerras mundiais, mas conflitos que mataram milhares, como as guerras da Coreia, da China, Irã-Iraque, e regimes genocidas, como o soviético, o alemão, o turco e o da Ruanda, entre outros.

O historiador identifica três fatores para o surgimento de tantos embates e violência em todas as partes do mundo: desacordos étnicos, volatilidade econômica e impérios em declínio.

Além de provocar um novo olhar para o século passado, o grande mérito de Ferguson é discutir as perspectivas para o século XXI. Segundo ele, o Ocidente vai continuar sendo desafiado por potências emergentes como a China ao mesmo tempo que irá depender cada vez mais da mão de obra estrangeira. Dilemas que, se não forem enfrentados e resolvidos, podem levar a novas guerras.

Ferguson é um dos mais renomados historiadores da Grã-Bretanha. Leciona na Universidade Harvard, na Harvard Business School e na London School of Economics e é pesquisador nas Universidades Oxford e Stanford. O autor também escreve regularmente para jornais e revistas do mundo inteiro, como o jornal Financial Times e a revista Newsweek. Em 2004, a revista Time o considerou uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ele escreveu e apresentou cinco séries de documentários de grande sucesso na TV britânica e é autor de diversos livros, muitos deles best-sellers. O autor divide o tempo entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Saiba mais

Adicionado em: 24 de Abril de 2018

Visualizações: 8

Duração: 03:05

Categorias: Curtos

Tags: ,

Canal: Luiz Felipe Pondé

GD Star Rating
loading...


Este Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados