Citações de Marx e Engels sobre Guerra, Terror e Genocídio

Algumas supostas citações de Karl Marx e Friedrich Engels sobre guerra, terror e genocídio. Não temos certeza se é tudo real, mas também não desacreditamos.


Vocês não leram nossos artigos sobre a revolução de junho, e não foram a essência da revolução de junho a essência do nosso texto? Então porque suas frases hipócritas, suas tentativas de achar um pretexto impossível? Nós não temos compaixão e não pedimos por sua compaixão. Quando for a nossa vez, nós não vamos arranjar desculpas para o terror. Mas os terroristas reais, os terroristas pela graça de Deus e a lei, são na prática brutais, desdenhosos, e maus, covardes na teoria, secretos e enganadores, e em ambos os aspectos de má reputação” — Karl Marx, na versão final do Neue Rheinische Zeitung (18 de maio de 1849) Marx-Engels Gesamt-Ausgabe, Vol. VI, p. 503

Até a completa exterminação ou perda do status nacional, este lixo racial sempre se torna o portador mais fanático da contra-revolução, e permanece assim. Isto é por causa do fato que sua existência inteira não é nada mais que um protesto contra uma grande revolução histórica… A próxima grande guerra vai causar não apenas classes e dinastias reacionárias, mas também povos totalmente reacionarios, que devem desaparecer da terra. E isso também é progresso.” — Karl Marx, 1849, Neue Rheinische Zeitung.

As classes e as raças muito fracas para dominar as novas condições de vida devem ceder seus lugares… Elas devem perecer no holocausto revolucionário” — Karl Marx (Marx People’s Paper, April 16, 1856, Journal of the History of Idea, 1981)

Para as frases sentimentais a respeito de irmandade as quais estão sendo oferececidas a nós aqui em nome das nações mais contra-revolucionárias da Europa, nos respondemos que o ódio aos Russos foi e ainda é a paixão primárias dos revolucionários entre os alemães; que desde que o ódio revolucionário dos tchecos e croatas foram adicionados, e que apenas através do mais determinado uso do terror contra os povos eslavos, é que podemos, junto com os poloneses e húngaros, salvaguardar a revolução. Nós sabemos que estes inimigos da revolução estão concentrados na Rússia e nas regiões eslavas da Áustria, e nenhuma frase bonita, nenhuma alusão a um futuro democrático indefinido para estes países irão nos deter de ameaçar nossos inimigos como inimigos. Nacionalidades eslavas deixam a revolução totalmente de fora, então nós também saberemos o que fazer.” – Engels, Neue Rheinische Zeitung No. 223, 16 de fevereiro de 1849.


Este artigo traz algumas supostas citações de Karl Marx e Friedrich Engels sobre guerra, terror e genocídio. Não temos certeza se é tudo real, mas também não desacreditamos.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *