Padre Paulo Ricardo – Memória de São Roberto Belarmino

Homilia do Pe. Paulo Ricardo em memória de São Roberto Belarmino, professor, pregador, bispo, cardeal e um dos maiores defensores da ortodoxia católica.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Memória de São Roberto Belarmino

A Homilia Diária de número 964 do Padre Paulo Ricardo foi feita para celebrar a memória de São Roberto Belarmino, um dos maiores defensores da ortodoxia católica.

São Roberto Belarmino, professor, pregador, bispo e cardeal, cujos escritos de controvérsia, repletos de sabedoria, sinceridade e uma força argumentativa sem igual, desferiram em seu tempo golpes terríveis na heresia protestante.

O exemplo deste santo nos ensina que a fé constitui um depósito sagrado de verdades que todos nós, para sermos doutos na lei do Senhor e podermos resplandecer um dia como astros no firmamento, devemos aderir com toda a nossa inteligência e vontade.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 17 de setembro de 2018, mas ainda perfeitamente válida, e peçamos a Deus que, sob o amparo de São Roberto Belarmino, possamos crescer no conhecimento seguro da doutrina cristã, preservando-a de todo erro e testemunhando-a com obras de verdadeira conversão.

São Roberto Belarmino, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (+ Roma, 1621)

Nascido na Toscana, passou alguns anos em Louvain, na Bélgica, inicialmente como aluno e depois como professor, e desempenhou cargos de importância na Companhia de Jesus, na qual ingressou aos 18 anos de idade.

Brilhante intelectual, refutou perfeitamente os erros do protestantismo nas suas “Controvérsias”, redigiu um catecismo popular que teve muita divulgação durante séculos e destacou-se como exegeta com magníficos e eruditos comentários aos Salmos. Refutou ainda os erros de Jaime I, rei da Inglaterra. Foi diretor espiritual de São Luís Gonzaga, assistindo-o nos seus últimos momentos.

Nomeado cardeal e bispo de Cápua, entregou-se com zelo ao cumprimento dos deveres episcopais, sendo modelo de prelado e pastor de almas. Foi conselheiro de vários Papas — aos quais, com coragem e evangélica franqueza, não hesitava em censurar respeitosamente, quando julgava necessário — e esteve ele próprio muito próximo de ser eleito Papa.

Sua festa é celebrada todos os dias 17 de setembro.

Veja também


Adicionado em: 17 de setembro de 2022

Visualizações: 12

Duração: 05:21

Categorias: Curtos

Marcadores: , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista

Deixe um comentário