“Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar.
Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.
Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos.
Amém.”
Esta é a (ou pelo menos uma) oração de Santo Tomás de Aquino para pedir discernimento e sabedoria, a qual não apenas tem valor espiritual como também é uma meditação sobre o que é uma busca sincera e diligente pela verdade.
Discípulo de Santo Alberto Magno e parte do corpo docente da Universidade de Paris, Santo Tomás de Aquino escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a Suma Contra os Gentios e a Suma Teológica. Chamado de Doutor Angélico e Doutor Comum, sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos tanto que, durante o Concílio de Trento, a Suma Teológica foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era sob a luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.
“Eu abominava Santo Tomás”
Para complementar a meditação, segue o testemunho pessoal do Padre Paulo Ricardo, quem nutriu um grande preconceito por Santo Tomás de Aquino. Até que as escamas lhe caíram dos olhos e, hoje, ele não tem vergonha de confessar seu amor pelo Doutor Angélico.
Este breve vídeo é importantíssimo não só para desfazer os preconceitos que muitos ainda têm contra o Aquinate, mas também para nos ajudar a entender o itinerário teológico do Padre Paulo — que não é o mesmo de dez ou quinze anos atrás:
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Visualizações: 169
- Categorias: Artigos
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Oração, Santo Tomás de Aquino
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.