Pro brasileiro alemão é sopa!

Pro brasileiro alemão é sopa! é uma musica da FEB (Força Expedicionária Brasileira), composta e cantada pelo soldado Natalino Cândido da Silva, em ocasião da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Pro brasileiro alemão é sopa! é uma musica da FEB (Força Expedicionária Brasileira), composta e cantada pelo soldado Natalino Cândido da Silva, em ocasião da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Essa música representa muito bem o bravo espírito combativo dos pracinhas brasileiros neste conflito e também a sua genialidade:

Letra

Você já viu, iáiá?
Você já viu, iáiá?
No front a Lurdinha cantar?

A turma tem que ficar
Atenta para escutar
É a voz da metralha
Vamos atacar…
A voz do comando
É firme e segura
A turma avança
Ninguém tem paúra
Naquele corre-corre deixa até a roupa
Pro brasileiro, alemão é sopa!
Pro brasileiro, alemão é sopa!

Curiosidade

A Lurdinha da divertida música se refere à temida metralhadora alemã MG42 (Maschinengewehr 42). Trata-se do apelido dado ao armamento (e mais tarde para outras metralhadoras) pelos soldados brasileiros.

Conhecemos duas explicações para o tal apelido. Na primeira, um anônimo soldado teria comentado que o veloz ritmo de tiro da arma inimiga lembrava a fala de sua ciumenta namorada. Na outra, Lurdinha seria uma costureira, e o barulho feito por sua máquina de costura seria similar ao barulho da MG42.

Pode ser também que a namorada e costureira seriam a mesma Lurdinha.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *