Descrição
Na sua Homilia Diária de número 710, o Padre Paulo Ricardo nos convida a refletir sobre a figura de São Nicolau de Mira, também conhecido como São Nicolau de Bari, e a prática da caridade durante o Advento, período litúrgico de preparação para o Natal.
Ao relacionar o exemplo desse santo com uma passagem do Evangelho, o sacerdote católico destaca a presença de Jesus tanto na Eucaristia quanto nos irmãos mais pobres e necessitados.
A presença de Jesus no Advento
O Advento é um tempo de expectativa e penitência, em que somos chamados a preparar o coração para acolher o Cristo que vem. Padre Paulo destaca duas formas de vivenciar a presença de Jesus:
- Na Eucaristia: a presença real de Cristo por antonomásia, que nos alimenta espiritualmente e nos fortalece para a jornada de fé.
- Nos irmãos necessitados: quando praticamos a caridade, vemos Jesus naqueles que mais precisam. Esse gesto de amor ao próximo cumpre o ensinamento do evangelho: “Foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40).
São Nicolau: um exemplo de caridade cristã
São Nicolau de Mira, cuja memória é celebrada no dia 6 de dezembro, foi um bispo da atual Turquia viveu de maneira exemplar a caridade cristã. Antes de ser bispo, São Nicolau herdou uma grande fortuna de seus pais e usou seus recursos para ajudar os pobres, destacando-se pelo cuidado com os mais necessitados.
Entre as histórias mais conhecidas, está a de um homem pobre que, sem condições de pagar o dote para o casamento de suas três filhas, pensou em prostituí-las. São Nicolau, sabendo disso, lançou sacos de dinheiro pela janela da casa do homem, permitindo que as filhas se casassem dignamente. Essa ação deu origem à lenda do Papai Noel, embora distorcida pelo tempo e pela cultura consumista.
A caridade no tempo de Advento
Padre Paulo ressalta que a essência do gesto de São Nicolau está na prática da caridade como uma forma de amar a Cristo nos pobres e nos convida a fazer o mesmo durante o Advento: enxergar o rosto de Jesus nos necessitados e servir ao próximo com amor desinteressado.
Esse tempo litúrgico nos chama a uma dupla preparação: penitência pessoal e obras de caridade, para que vivamos de maneira concreta o espírito do Natal, permitindo que Jesus nasça em nossos corações e em nossas ações.
O legado de São Nicolau
São Nicolau nos ensina que a verdadeira caridade é movida pelo amor a Deus. Seu exemplo continua a inspirar milhões, mesmo que sua história tenha sido transformada pela cultura secular. No entanto, a mensagem permanece: amar ao próximo é amar a Cristo.
Que neste Advento possamos aprender com São Nicolau e nos preparar para o Natal com obras de amor, garantindo que um dia possamos ouvir de Jesus: “Foi a mim que o fizestes”.
P.S.: esta homilia foi publicada originalmente em 5 de dezembro de 2017, mas todo mundo há de convir que este conteúdo tão edificante não tem data certa para ser consumido.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 05:05
- Visualizações: 2
- Categorias: Homilias
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Natal, Padre Paulo Ricardo, São Nicolau de Mira
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.