Descrição
O terceiro episódio da série Visão Literária, do canal L de Liberdade — alertando que o Grande Irmão te observa — comenta sobre 1984, o romance distópico de George Orwell, que tornou-se um clássico, caiu no domínio público, exerceu influência sobre outras obras e já foi adaptado aos cinemas no filme de mesmo nome.
Falando um pouco sobre 1984, trata-se de um livro que há muito tempo ocupa um lugar no top 10 dos mais lidos no Brasil, alcançando o topo durante a Peste Chinesa. Escrito por George Orwell – pseudônimo de Eric Arthur Blair – o livro é um marco na literatura distópica. Publicado em 1949, o título surgiu da inversão dos números 4 e 8 do ano de 1948, quando a obra foi concebida.
Orwell teve uma vida marcada por experiências singulares: trabalhou como jornalista, lutou como voluntário na Guerra Civil Espanhola e viveu nas ruas da Grã-Bretanha, fingindo ser um mendigo. Embora peculiar, era um pensador fervoroso. Ao escrever suas obras mais conhecidas, Orwell expressou forte oposição ao totalitarismo, comunismo, à União Soviética, ao Stalinismo e outros regimes opressores. Foi com essa visão crítica que 1984 nasceu.
A história do livro se desenrola num mundo dominado pelo autoritarismo. Em vez de centenas de países, restam apenas três grandes estados: Oceania, Lestásia e Eurásia. Estes superestados estão constantemente em guerra, formando e rompendo alianças. O estado é onipresente e controlador, representado pela figura do Grande Irmão, líder do Partido e autoridade máxima, a quem todos devem submissão. O principal lema do Partido é: “guerra é paz, liberdade é escravidão, ignorância é força”, e cartazes com a frase “o Grande Irmão está de olho em você” são comuns.
O vídeo debate alguns aspectos expostos deste livro, como o duplipensar, novilíngua etc.
P.S.: este vídeo foi publicado originalmente em 18 de janeiro de 2022.
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 11:21
- Visualizações: 3
- Categorias: Comentários
- Canal: L de Liberdade
- Marcador(es): 1984, George Orwell, Literatura
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.