Olavo de Carvalho – Você se conhece? (Teoria das Pulsões)

Olavo de Carvalho demonstra que existem quatro forças dentro de um indivíduo disputando pela atenção da sua alma. Você se conhece? Você sabe o que acontece quando alguma dessas forças é ignorada? Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste trecho do que parece ser uma de suas aulas do Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022), utilizando-se do arcabouço da Teoria das Pulsões de Léopold Szondi, demonstra que existem quatro forças dentro de um indivíduo disputando pela atenção da sua alma.

A partir daí, surgem questionamentos. Você sabe o que acontece quando alguma dessas forças é ignorada? Você se conhece? Você conhece o homem que tocou o lado negro da alma? Você conhece o Mário?

Léopold Szondi (11 de março de 1893 – 24 de janeiro de 1986) foi um psiquiatra e psicanalista húngaro, psicopatologista e professor de psicologia. Fundador do conceito de análise do destino, é também conhecido pela ferramenta psicológica que leva seu nome, o Teste de Szondi, que se baseia na ideia de que as escolhas que fazemos refletem nossos desejos inconscientes e traços de personalidade.

A Teoria das Pulsões de Szondi sugere que nossos comportamentos e escolhas são moldados por pulsões inconscientes, aspectos da personalidade que não estão imediatamente acessíveis à consciência. Szondi acreditava que esses desejos inconscientes poderiam ser herdados de antecessores e influenciar nossas ações de maneiras que não compreendemos completamente. O Teste de Szondi, baseado nessa teoria, utiliza a escolha de fotografias de indivíduos com diferentes características para revelar essas pulsões e conflitos internos.

O Teste de Szondi envolve a apresentação de uma série de imagens, geralmente de indivíduos com diferentes características psicológicas e de personalidade. A pessoa é solicitada a escolher ou evitar certas imagens, e as escolhas são analisadas para revelar padrões e características ocultas da personalidade.

Embora o Teste de Szondi tenha sido inovador e oferecido uma abordagem diferente para entender a psicologia e a personalidade, também enfrentou críticas. Algumas se concentram na falta de validade científica e na dificuldade de replicar os resultados do teste. No entanto, a teoria e o teste têm seu lugar na história da psicologia e continuam a ser estudados e discutidos em alguns círculos.

P.S.: este vídeo foi publicado originalmente em 27 de julho de 2024.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *