Impostos altos e arrecadação baixa [Curva de Laffer] (Vídeo)

Impostos altos e arrecadação baixa é um produzido pela Prager University, que trata de um assunto aparentemente intuitivo, mas frequentemente ignorado: a real relação entre taxas tributárias e arrecadação. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Impostos altos e arrecadação baixa é um produzido pela Prager University, que trata de um assunto aparentemente intuitivo, porém tratado com leviandade pelas autoridades econômicas: a real relação entre taxas tributárias e arrecadação.

Tim Groseclose, professor de Ciências Políticas e Economia, apresenta de maneira simples, e em curtas linhas, este conceito econômico interessante: a Curva de Laffer.

O pensamento comum é o de que quanto maior for a carga tributária, maior será a arrecadação de um governo. Governos indisciplinados gastam mais do que arrecadam. Comumente, a primeira solução para ajudar a tirar o orçamento do vermelho é o aumento da carga tributária, como querem fazer aqui no Brasil, mesmo depois do afastamento da ex-presidente Dilma, gastadora mor de recursos.

A partir do entendimento da Curva de Laffer, é fácil compreender que altas taxas tributárias podem causar o efeito inverso ao que se espera. Dependendo da carga de roubo estatal, os impostos começam a sufocar a produção de riquezas em uma economia, impedindo a arrecadação, obviamente.

Ele também afirma que o ponto na curva que começa a indicar o nível de impostos que começa a diminuir a arrecadação é muito mais baixo do que se imagina.

O vídeo foi traduzido e legendado em português brasileiro pelos Tradutores de Direita e publicado em seu canal no dia 10 de agosto de 2015.

Mais

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *