Jordan Peterson – Priorize e aja!

Jordan Peterson explica por que é tão importante que se priorize e aja, revelando a ligação entre características psicológicas e os valores da hierarquia, um sistema que nos ensina que uma coisa deve ser mais importante do que outra. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste corte de uma de suas palestras sobre as 12 regras originalmente publicado em 3 de maio de 2021, o psicanalista clínico e acadêmico canadense Dr. Jordan B. Peterson explica por que é tão importante que se priorize e aja, revelando a ligação entre características psicológicas e os valores da hierarquia.

Peterson começa destacando a importância de uma hierarquia de valores na vida de qualquer pessoa, afirmando que existe uma relação muito estreita entre a estrutura psicológica de um indivíduo e a hierarquia de valores que ele estabelece. Desta forma, a hierarquia é inevitável, e entender isso é crucial para a organização da própria vida.

Em sua reflexão, ele explica que uma hierarquia é um sistema que nos ensina que uma coisa deve ser mais importante do que outra. Sem essa estrutura,tudo perde importância e, em consequência, não saberíamos por onde começar ou o que priorizar. “Se tudo é igualmente importante, então nada é realmente importante”, reforça.

A definição de importância, portanto, está diretamente ligada à ideia de prioridade. Algo é considerado importante na medida em que deve ser feito primeiro, e essa é uma chave para agir de maneira eficaz. O problema surge quando não conseguimos estruturar adequadamente nossas prioridades, o que leva ao caos e à ineficiência.

Além disso, o Dr. Peterson sugere que a forma como estruturamos nossas ações e nossa visão do mundo é, de certa forma, análoga a uma narrativa, e compara a vida humana a um “fórum de ação” ou a uma história dramática onde nós somos os protagonistas e as decisões que tomamos formam a trama do nosso destino. Isso nos leva a enxergar nossas vidas como um enredo que exige decisões conscientes e planejadas.

Essa visão, de acordo com este raciocínio, não está necessariamente em desacordo com a abordagem científica da realidade, mas ainda é de grande importância na maneira como interagimos com o mundo. Afinal, as sociedades humanas são estruturadas com base em hierarquias (seja política, social ou até mesmo nas pequenas interações cotidianas), e nossas ações frequentemente se baseiam em uma narrativa coletiva.

A mensagem de Peterson é clara: ao estabelecer um conjunto de prioridades claras, você começa a agir de maneira mais focada, alinhando suas escolhas àquilo que é realmente relevante. O primeiro passo para qualquer mudança significativa é, portanto, saber o que deve vir primeiro, e isso só é possível quando conseguimos estabelecer a importância de nossas ações dentro de um sistema hierárquico bem estruturado.

Esse processo de priorizar não apenas traz ordem ao caos, mas também nos direciona em direção a uma vida mais significativa, onde a ação é a chave para o progresso. A vida, segundo Peterson, deve ser encarada como uma história, e é a forma como escolhemos escrevê-la que define nosso destino.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *