Ciro Gomes chama Fernando Holiday de capitão do mato de novo e o vereador afirma que irá processar

Ciro Gomes chama Fernando Holiday de capitão do mato de novo, e o vereador (DEM-SP) afirma que irá processar o ex-presidenciável por repetir expressão que já o levou a ser condenado na justiça de SP. A expressão foi usada mais uma vez, agora sem o diminutivo, em entrevista cedida no dia 25 de fevereiro à rádio cearense Tribuna BandNews FM.

A primeira declaração de Gomes foi feita em uma entrevista à Rádio Jovem Pan cedida em junho de 2018: “Imagina esse Fernando Holiday aqui. O capitãozinho do mato, porque é a pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão do mato do passado“. Como resposta, neste sábado (09/03), Holiday disse que voltará a processar Ciro pelo mesmo motivo que já levou o ex-presidenciável a ser condenado a lhe pagar R$ 38 mil de indenização por danos morais.

A apresentadora da rádio Band News repassa ao cearense a pergunta de um ouvinte que quis saber se ele não considerava racismo definir um negro como capitão do mato. Gomes respondeu que “Claro que não (…) esse garoto em São Paulo é negro e assumiu o mandato falando em negritude, (…) mas propôs acabar com as cotas raciais e com o Dia da Consciência Negra“. Depois, complementou o raciocínio dizendo que Holiday é “um negro traidor da negritude. E quem era o negro traidor da negritude na história brasileira? (…) O escravo submetido à humilhação do patrão que aderia a essa humilhação e se prestava ao serviço de matar escravos, açoitar escravos.” O ex-governador disse que sabia a resposta por saber ler e ter feito o curso primário bem feito.

No Twitter, o vereador postou o vídeo com o trecho da nova entrevista, chamando o pedetista de descontrolado e falando como ele atacou novamente de forma racista. Holiday também disse que “além de reafirmar a ofensa, atacou o judiciário paulista dizendo que aqui existe um esquema com ‘juízes reacionários’. Imagine um sujeito desses na presidência… Outro processo virá!

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados

Newsletter

Assine a nossa newsletter e faça parte dos nossos assinantes!