Joana d’Arc de Luc Besson

Joana d'Arc de Luc Besson é um drama histórico dirigido por Luc Besson e que conta a história de Santa Joana d'Arc, a heroína de guerra francesa e mártir do século XV. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Joana d’Arc de Luc Besson, The Messenger: The Story of Joan of Arc (EUA) ou Jeanne d’Arc (França) é um drama histórico dirigido por Luc Besson e que conta a história de Santa Joana d’Arc, a heroína de guerra francesa e mártir do século XV.

O filme, lançado em 1999, contém cenas completamente ficcionais mas também apresenta partes historicamente acuradas e está aqui em sua versão dublada, em português. Foi estrelado pela Milla Jovovich, John Malkovich, Faye Dunaway, Dustin Hoffman, Gina McKee e Tchéky Karyo.

Sinopse do filme

Em 1412, na França, nasce uma menina chamada Joana. Ainda jovem, ela desenvolve uma fé tão intensa e fora do comum que fazia se confessar várias vezes por dia. Eram tempos muito difíceis, pois a Guerra dos Cem Anos com a velha inimiga Inglaterra prolongava-se desde 1337.

Em 1420, Henrique V e Carlos VI de França assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte do rei, a França pertencerá a Inglaterra. Entretanto, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países rivais, mas tem poucos meses de idade. Carlos, o então delfim da França, não deseja entregar facilmente o seu reino a uma criança.

Desta forma, os ingleses invadem a França e Carlos foge. Carlos deseja ir para Reims, onde, por tradição, os soberanos franceses são coroados. Entretanto, como os ingleses dominam toda esta região, isto parece improvável. Até que aparece Joana que, com sua determinação e fé inabalável, convencida que estava numa missão divina para libertar a França da opressão inglesa.

Sobre Santa Joana d’Arc

Joana d’Arc nasceu na França, na região da Lorena, no dia 6 de janeiro de 1412 e morreu no dia 30 de maio de 1431. Foi uma importante personagem da história francesa durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), e sua vida foi marcada por fatos trágicos mas também carismas espetaculares.

Foi a donzela suscitada por Deus para libertar a França dos ingleses, depois de vencer as resistências dos que não queriam reconhecer a sua missão, conseguiu obter vitórias espantosas sobre os invasores e obteve a coroação do rei Carlos VII, em Reims.

Sua obra parecia terminada, mas Deus ainda queria dela um sacrifício supremo. Traída e entregue aos ingleses, foi julgada iniquamente e queimada como feiticeira. Mais tarde, a Igreja a reabilitou e reconheceu a heroicidade de suas virtudes.

Foi beatificada em 1909, pelo Papa São Pio X, e canonizada por Bento XV, em 1920. Sua festa litúrgica é no dia 30 de maio.

Mais

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *