As piores idiotices sobre Economia que ouvimos de nossos amigos

As piores idiotices sobre Economia que ouvimos de nossos amigos (Poll: the worst economic idiocies people hear from their friends) é um pequeno texto de autoria de Tom Woods Jr. onde ele reuniu as maiores besteiras a respeito do assunto que os seus ouvintes tiveram que escutar.

Depois da pesquisa feita neste grupo, Woods escreveu este pequeno artigo que contém algumas afirmações que podem chocar alguns por contrariar diretamente o senso comum que muitas pessoas tem sobre tais tópicos.


As piores idiotices sobre Economia que ouvimos de nossos amigos

Tem uma pesquisa acontecendo no meu grupo secreto dos ouvintes que apoiam o meu show: qual é o maior mito a respeito de Economia da história?

Até agora, estes são os cinco primeiros lugares:

  1. A riqueza é gerada quando se toma dos outros;
  2. A Segunda Guerra Mundial acabou com a Grande Depressão;
  3. O dinheiro tem que ser emitido pelos governos;
  4. Automação elimina empregos;
  5. Sem sindicatos, nós nunca teríamos uma classe média.

Cada um destes pontos já foram detonados em alguma ocasião do Tom Woods Show (1077 episódios significa que você já abordou muitos tópicos).

Mas um que deve ser o mais difícil de encontrar, e o que eu acho que é o mito mais espalhado, é aquele que afirma que a Segunda Guerra Mundial acabou com a Grande Depressão.

Algumas vezes, eu escuto conservadores e até libertários repetindo isso*.

Mas, se você acredita que gastos massivos governamentais podem levantar uma economia, você já entregou toda a batalha!

Eu reuni alguns poucos recursos, inclusive um vídeo que eu fiz, que vai ajudar você a acabar com esta lenda em libertyclassroom.com/war

Saiba mais

  • *Esta parece ser a posição defendida por Olavo de Carvalho neste vídeo, embora ele tenha atribuído o fim da Grande Depressão ao esforço de guerra, e não ao gasto governamental propriamente dito, nesta ocasião.

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados

Newsletter

Assine a nossa newsletter e faça parte dos nossos assinantes!