Jordan Peterson – Pós-modernismo e a máscara da compaixão (Vídeo)

Jordan Peterson sobre o pós-modernismo e a máscara da compaixão, ou o uso da compaixão como uma máscara para o avanço das doutrinas pós-modernas e neomarxistas, profundamente antiocidentais. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Pós-modernismo e a máscara da compaixão é o título de uma palestra ministrada pelo Dr. Jordan B. Peterson quando ele foi convidado a falar na Universidade de Harvard em meados de abril sobre o uso da compaixão como uma máscara para o avanço das doutrinas pós-modernas e neomarxistas, profundamente antiocidentais.

Este é um trecho de tal palestra que fala sobre o denuncismo mental, que recebe o eufemismo de desconstrução e que é precedido e fortalecido pelo relativismo e pelo niilismo. Ambos realizam o trabalho de tornar a vida do estudante sem sentido. No desespero de buscar sentido, o estudante acaba aderindo a qualquer explicação a respeito de como funciona o mundo, nem que seja no esquema simplista e exaurido de opressor versus oprimido. Na verdade, a própria desconstrução exige uma apreensão superficial do mundo, pois ela torna mais difícil esta apreensão, já que o tempo todo se pensa que tudo é ou pode ser falso.

Além de preparar para o mercado, um dos propósitos do ensino superior tem sido o de educar, o que implica em fornecer a formação de uma identidade e de um sentido para a vida. Ambas formações são intimamente imbricadas. A identidade é a forma como alguém concebe a si próprio. Esta concepção é necessária para estabelecer um sentido para sua vida. Sem saber quem você é, dificilmente saberá para onde ir. Provavelmente, a Paidéia foi um precursor da educação atual, com a diferença que esta não incluía apenas a educação, mas também algum preparo físico. Ou seja, este conceito era uma preparação completa, e não apenas intelectual, do cidadão grego.

Tal como a Paidéia, o ensino superior é direcionado às elites. Ao contrário desta, no entanto, o ensino superior tem incentivado em seus estudantes o feminismo e todos os outros tipos de ideologias esquerdistas revolucionárias. Estas políticas de identidade se iniciariam pela desconstrução de noções da civilização ocidental e adestrariam os estudantes para que todo seu pensamento se resuma à denúncia constante de uma onipresente opressão dos grupos dominantes. Assim, se alguém faz algo rude em relação a uma mulher, automaticamente se pensa que é por causa do machismo ou misoginia, e não simplesmente por faltar habilidades sociais e muito menos se tal ato foi justo.

Detalhe que houve uma certa controvérsia em torno do convite feito ao Dr. Peterson e havia manifestantes no evento. Um dos quais insistiu, como o de costume, em falar fora de hora. Vai ver ele pensa que os seus comentários são mais importantes do que as regras aceitas de antemão.

O vídeo foi traduzido e legendado em português pelos Tradutores de Direita. Alguns trechos do texto acima são de autoria deles.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *