Observatório Católico – A primeira missa no Brasil (Vídeo)

O canal Observatório Católico descreve a primeira missa celebrada no Brasil — ainda chamado de Ilha de Vera Cruz — o que se deu no domingo de Páscoa de 26 de abril de 1500, e sua importância. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, Maurício Ribeiro, do canal Observatório Católico, descreve a primeira missa celebrada no Brasil, o que se deu em 26 de abril de 1500 — quando nosso território era chamado de Ilha de Vera Cruz —, e sua importância.

O relato da primeira missa celebrada em solo brasileiro é encontrado na carta escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. Nesta carta, que por acaso é também o primeiro documento redigido nas terras tupiniquins, que a belíssima pintura de Victor Meirelles (c.1860), A Primeira Missa no Brasil, foi inspirada.

Redigida em 1.º de maio de 1500, em Porto Seguro, Bahia, a carta foi levada para Lisboa sob os cuidados de Gaspar de Lemos, considerado um dos maiores navegadores de seu tempo. Num de seus trechos, o documento conta que o frei franciscano Henrique de Coimbra (1465-1532) quem conduziu a celebração, e esta foi justamente num domingo de Páscoa.

A missa foi assistida pelos portugueses e  nativos. De acordo com as anotações, embora ainda não conhecessem o centro da Fé católica que é a Santa Missa, os índios foram surpreendidos pela novidade e assistiram a cerimônia em silêncio com admiração. Quando a cerimônia chegou ao fim, os nativos demonstraram contentamento através de cornos, buzinas e festas com cânticos, danças, trejeitos e saltos.

Vale dizer também que na ocasião de sua partida, o frei recebeu das mãos de Nicolau Coelho, crucifixos de estanho que deveriam ser distribuídos aos indígenas.

Outro trecho interessante da carta diz o seguinte:

“Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornaria, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso há de agradar a Nosso Senhor, porque certamente essa gente é boa e de bela simplicidade. E poderá ser facilmente impressa neles qualquer marca que lhes quiserem dar, já que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens. E creio que não foi sem razão o fato de Ele nos ter trazido até aqui.”

Isso é tudo muito emocionante e interessante mesmo.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *