Descrição
Este vídeo do canal Visão Libertária, parte da rede ANCAP.SU, fala sobre Marechal Deodoro da Fonseca, o traidor Idiota que protagonizou um dos episódios mais desastrosos da história brasileira, e dá uma visão politicamente incorreta sobre a proclamação da república.
Trata-se da leitura de um artigo que começa abordando as histórias que ouvimos de nossos tutores, que geralmente falam da monarquia como um regime retrógrado, uma forma de governo bárbara e primitiva, incompatível com a modernidade e a tecnologia.
Por conta da influência dos franceses, do duvidoso legado iluminista e dos grupinhos esotéricos, pinta-se a figura dos antigos monarcas como exemplo de despotismo e obscurantismo, e que precisavam dar lugar a uma forma de governo mais alinhada com o século das luzes.
Mas, para caminharmos em direção aos fatos que ilustram essa matéria, e desfazer certos mitos impregnados no imaginário popular, teremos de revisitar alguns acontecimentos da nossa história, trazendo à luz certos fatos politicamente incorretos que os republicanos por muito tempo fizeram questão de omitir.
Na verdade, ao contrário do que se poderia esperar depois de tantos séculos de propaganda oficial, nunca houve no Brasil uma adesão minimamente significativa à plataforma republicana. A verdade não contada é que a monarquia, mesmo com seus altos e baixos, ainda contava com muito mais prestígio do que seus opositores, e àquela altura do campeonato eram poucos os que realmente acreditavam que substituir o imperador por um presidente faria mudar para melhor os rumos do país.
Esse vídeo foi publicado originalmente no dia 15 de novembro de 2021.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 11:36
- Visualizações: 15
- Categorias: Curtos
- Canal: ANCAP.SU
- Marcador(es): História, História brasileira, Monarquia
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.