São João da Cruz

GD Star Rating
loading...

São João da Cruz

São João da Cruz (John of the Cross) é um filme de 1997 que dramatiza a história do poeta apaixonado por Deus, que foi mantido prisioneiro por seus irmãos carmelitas e que viria a se tornar santo, São João da Cruz.

O filme é estrelado por Leonardo Defilippis, Patti Defilippis, Lucy Defilippis, Francis Defilippis, e James Geoghegan e produzido por Peter Dutton e está, aqui, dublado em português.

Sinopse do Filme

São João da Cruz foi o maior poeta que a Espanha já conheceu. Ele é retratado como um homem apaixonado por Deus, cuja poesia requintada toca um acorde em cada coração que clama por uma relação mais profunda com o Senhor Amado. Esta produção não é somente uma experiência contemplativa profunda, mas também um drama emocionante de intriga e aventura.

São João da Cruz

João da Cruz nasceu na Espanha, em 1542. De família pobre, ficando órfão ainda criança mas revelou-se um jovem criativo e inteligente. Por sua capacidade, foi admitido no Colégio dos Jesuítas para completar sua formação.

Aos 21 anos, ingressou na Ordem dos Frades Carmelitas. Depois de ordenado sacerdote, encontrou-se com Madre Teresa de Ávila que o introduziu no projeto de reforma dos Frades Carmelitas. Este plano e o ideal de perfeição causaram-lhe grande e intenso sofrimento, pois foi em Toledo que ele se tornou a principal vítima da verdadeira batalha que houve então entre carmelitas Calçados e os Descalços, sobre a reforma iniciada por Santa Teresa de Jesus. João da Cruz acabou sendo expulso da Ordem e condenado a 8 meses de prisão.

Durante este período, escreveu os mais belos poemas místicos de sua vida, descobriu a riqueza do mistério da cruz e o caminho da mais alta perfeição.

Em cela fria e sem janelas, inteiramente incomunicável, jejuando a pão e água durante nove meses, mais tarde ele poderia afirmar: “Não vos espanteis se eu mostro tanto amor pelo sofrimento; Deus deu-me uma alta idéia de seu mérito e valor quando eu estava na prisão de Toledo” (Les Petits Bollandistes, d’après le Père Giry, par Mgr Paulo Guérin, Bloud et Barral, Libraires-Éditeurs, Paris, 1882, Tomo XIII, p. 580).

Morreu em 1591, canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII e declarado doutor da Igreja em 1926, pelo Papa Pio XI. Sua festa litúrgica é em 14 de Dezembro.

Saiba Mais

  • A vida de São João da Cruz – Artigo (com vídeo) onde o Padre Paulo Ricardo conta quem foi São João da Cruz, qual a sua importância para a renovação espiritual da Igreja e o que a sua doutrina mística tem a ensinar aos homens do nosso tempo.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 29 de janeiro de 2017

Visualizações: 14

Duração: 56:01

Categorias: Filmes

Tags: , ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: