Santa Rita de Cássia

GD Star Rating
loading...

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia (Rita da Cascia, em Italiano) é um filme italiano lançado para a televisão em 2004. Dirigido por Giorgio Capitani, o filme é baseado em fatos da vida real de Santa Rita de Cássia, freira agostiniana da diocese de Espoleto (Itália) que viveu entre o século XIV e XV, beatificada em 1627 e canonizada em 1900.

Santa das causas impossíveis, dos doentes e das mães, Santa Rita de Cássia foi uma pessoa de muita fé e que salvou da peste o cunhado apenas pela oração. Converteu seu marido, mas este foi assassinado e seus filhos desejaram vingar-se de sua morte, mas Rita disse que preferia ver seus filhos morrer a derramar mais sangue, o que poderia significar a perdição deles.

O filme é estrelado por Vittoria Belvedere como Rita de Cássia e está aqui dublado em Português Brasileiro.

Sinopse

O filme conta a trajetória de vida de Santa Rita de Cássia desde o casamento na juventude, a morte trágica do esposo e dos filhos gêmeos, sua milagrosa entrada no convento até sua morte. Trata-se de uma superprodução do cinema italiano, filmada nas belas paisagens de Cássia, onde Rita nasceu, viveu e deu testemunho de sua fé, coragem e espiritualidade cristã, o filme mostra a trajetória de sua vida desde o casamento na juventude. É a história da santa das causas impossíveis.

Santa Rita de Cássia

Santa Rita de Cássia, nascida Margherita Lotti (Roccaporena, 1381 — Cássia, 22 de maio de 1457) suportou durante 18 anos um marido brutal que lhe era infiel e a maltratava, até que conseguiu convertê-lo. Quando este foi assassinado e seus dois filhos juraram vingar-se dos matadores, pediu a Deus que tirasse a vida dos filhos antes que eles cometessem o pecado da vingança. Rita foi atendida em suas preces e viu os seus filhos morrerem não só livres da culpa do homicídio, mas também do ódio e do rancor que eles nutriam em relação aos assassinos de Paolo Ferdinando. Os dois morreram perdoando os inimigos de seu pai. O que parecia humanamente impossível, Rita alcançou pela força de suas orações.

Rita, porém, depois de viver em plenitude o sacramento do Matrimônio, não deixando que se perdesse nenhum dos que lhe tinham sido confiados (cf. Jo 18, 9), ingressou num convento agostiniano e ali, mesmo neste caminho tão belo de entrega a Deus, não é menor o sofrimento que a esperava. Primeiro, para conseguir entrar no Convento das Irmãs Agostinianas de Cássia, cuja regra impedia o ingresso de mulheres viúvas (outro impossível que ela superou com o auxílio de Deus); depois, para lidar com uma ferida supurante e malcheirosa, que fê-la viver os últimos 15 anos de sua vida em absoluto recolhimento (após a sua morte, desta ferida emanou-se uma luz milagrosa). Tal ferida foi causada por Santa Rita de Cássia ter recebido na fronte, como privilégio, um dos espinhos da coroa de Nosso Senhor.

A história de Santa Rita de Cássia é, em suma, uma história de amor a Deus através do sofrimento, repleta de milagres e episódios maravilhosos. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada “advogada das causas perdidas” e “Santa dos impossíveis”.

Santa Rita de Cássia subiu aos céus no dia 22 de maio de 1457 aos 76 anos, no Mosteiro de Cássia, na Itália. Ela foi beatificada em 1627 por Papa Urbano VIII e canonizada no dia 24 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII.

Saiba mais

  • Rita de Cássia, uma história de amor através do sofrimento – Padre Paulo Ricardo conta a história da famosa Santa Rita de Cássia mostra que, realmente, “fora da Cruz, não existe outra escada por onde subir ao Céu”.
  • Memória de Santa Rita de Cássia – Homilia diária do Padre Paulo Ricardo do dia 22 de maio de 2017 onde ele também fala, em poucos minutos, sobre a vida de profunda piedade, marcada por constantes orações pela conversão tanto de seu marido, homem violento, quanto de seus filhos, irascíveis como o pai.
Adicionado em: 15 de Abril de 2018

Visualizações: 6

Duração: 1:53:20

Categorias: Filmes

Tags: ,

GD Star Rating
loading...


Este Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados