Frei Gilson – Noite Feliz

Belíssima interpretação do Frei Gilson da clássica e atemporal canção natalina Noite Feliz em concerto, parte de Frei Gilson in Concert. Composta em 1818, Noite Feliz (Stille Nacht, Heilige Nacht) é uma das músicas natalinas mais conhecidas e amadas no mundo. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Estamos trazendo aqui uma belíssima interpretação do Frei Gilson da clássica e atemporal canção natalina Noite Feliz em concerto, parte do Frei Gilson in Concert, provavelmente um álbum gravado ao vivo com orquestra e essas coisas todas.

Frei Gilson é um sacerdote carmelita da Ordem dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, conhecido por sua capacidade de tocar profundamente os corações de milhões de fieis meio da música e da espiritualidade de seu ministério. Como líder do ministério Som do Monte, se tornou uma figura marcante no cenário da música católica brasileira, trazendo canções cheias de leveza e profundidade, como é o caso dessa versão de Noite Feliz, que nos convida a vivenciar o mistério e a alegria do Natal com uma sensibilidade que cativa pessoas de todas as idades.

Letra de Noite Feliz

Noite feliz, noite feliz
Ó Senhor, Deus de amor
Pobrezinho nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus nosso bem
Dorme em paz, ó Jesus
Dorme em paz, ó Jesus

Noite feliz, noite feliz
Ó Jesus, Deus da luz
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar
E a nós todos salvar

Noite feliz, noite feliz
Eis que no ar vêm cantar
Aos pastores, os anjos dos céus
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador
De Jesus Salvador

Curiosidades sobre a canção original

A canção Noite Feliz (originalmente Stille Nacht, Heilige Nacht) é uma das músicas natalinas mais conhecidas e amadas no mundo. Foi composta em 1818, em uma pequena cidade austríaca chamada Oberndorf bei Salzburg. A letra foi escrita por Joseph Mohr, um padre, e a melodia foi composta por Franz Xaver Gruber, um professor e organista. Conta-se que, na véspera de Natal daquele ano, o órgão da igreja estava com defeito, o que os levou a adaptar a canção para um arranjo mais simples, tocado no violão. Assim, a música foi apresentada pela primeira vez em uma missa de Natal, encantando a congregação.

Desde então, Stille Nacht foi traduzida para centenas de idiomas e tornou-se um verdadeiro símbolo do Natal, transmitindo uma mensagem de paz, esperança e união. Em 2011, a UNESCO teve que reconhecer a versão original austríaca como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em homenagem à sua influência global e ao seu papel no espírito natalino.

Outra curiosidade, o nome do compositor de Noite Feliz, Franz Gruber, é bem semelhante a Hans Gruber, o antagonista do clássico Duro de Matar (Die Hard), que se passa no Natal (tem até o meme de que seria um filme natalino). Será que foi uma tentativa dos produtores de fazer uma referência sublime à canção?

Mais músicas

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *