Hoje no Mundo Militar – Os F-14 iranianos

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Hoje no Mundo Militar – Os F-14 iranianos

Este é um vídeo do excelente canal Hoje no Mundo Militar que analisa os F-14 iranianos, aeronave introduzida nas forças armadas daquele país para desencorajar os sobrevoos do seu território pelo MIG-25 Foxbat do seu vizinho fronteiriço ao norte, a ex-União Soviética.

O Grumman F-14 Tomcat é um caça supersônico, impulsionado por dois motores, provido de asas de geometria variável e tripulado por dois elementos. Já retirado do inventário das forças armadas Americanas desde o terceiro trimestre de 2006, continua em atividade no Irã, contudo são desconhecidos o número de unidades operacionais, bem como em que condições se encontram. Foram vendidas oitenta aeronaves ao Irã na década de 70, mas, com a revolução iraniana e a queda do Xá, interrompeu-se a assistência técnica e o suprimento de peça de reposição.

O vídeo analisa os antecedentes históricos, políticos e militares da adoção do F-14 pelos iranianos, analisa a performance do caça durante a Guerra Irã-Iraque, faz considerações sobre as condições atuais dos aviões e compartilha outras curiosidades.

Veja também

Adicionado em: 26 de abril de 2020

Visualizações: 9

Duração: 10:44

Categorias: Curtos

Tags: ,

Canal: Hoje no Mundo Militar


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados