Hoje no Mundo Militar – Os F-14 iranianos
Este é um vídeo do excelente canal Hoje no Mundo Militar que analisa os F-14 iranianos, aeronave introduzida nas forças armadas daquele país para desencorajar os sobrevoos do seu território pelo MIG-25 Foxbat do seu vizinho fronteiriço ao norte, a ex-União Soviética.
O Grumman F-14 Tomcat é um caça supersônico, impulsionado por dois motores, provido de asas de geometria variável e tripulado por dois elementos. Já retirado do inventário das forças armadas Americanas desde o terceiro trimestre de 2006, continua em atividade no Irã, contudo são desconhecidos o número de unidades operacionais, bem como em que condições se encontram. Foram vendidas oitenta aeronaves ao Irã na década de 70, mas, com a revolução iraniana e a queda do Xá, interrompeu-se a assistência técnica e o suprimento de peça de reposição.
O vídeo analisa os antecedentes históricos, políticos e militares da adoção do F-14 pelos iranianos, analisa a performance do caça durante a Guerra Irã-Iraque, faz considerações sobre as condições atuais dos aviões e compartilha outras curiosidades.
Veja também
Adicionado em: 26 de abril de 2020
Visualizações: 24
Duração: 10:44
Categorias: Curtos
Marcadores: Curiosidades, Temas militares
Canal: Hoje no Mundo Militar
Publicado por: Equipe Direita Realista