Padre Paulo Ricardo – Memória de Santo Tomás de Aquino (Vídeo)

Homilia do Pe. Paulo Ricardo memória de Santo Tomás de Aquino, o Doutor Comum da Igreja, quem deu ao cristianismo um fundamento filosófico e promoveu a confiança na razão, que se concilia com a fé. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

A Homilia Diária de número 1695 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de Santo Tomás de Aquino, frade dominicano e um grande teólogo que viveu entre 1225 e 1274.

Padroeiro das escolas católicas, dos teólogos e livreiros, Santo Tomás é também conhecido como “Doctor Angelicus”. Ele deu ao cristianismo um fundamento filosófico e promoveu a confiança na razão, que se concilia com a fé.

Embora o Magistério lhe atribua também o título de Doutor Comum da Igreja, Santo Tomás de Aquino caiu um pouco no esquecimento, quando não no desprezo, de alguns teólogos. Em alguns casos, chega-se a considerá-lo um pensador ultrapassado, cujo estilo e modo de abordar as questões mais profundas não seria capaz de falar ao coração do “homem moderno”, tão crítico e alheio a “medievalices”.

Terá algo de verdade essa caricatura do Aquinate? Será mesmo que aquele a quem a Igreja honra como Doutor Comum e príncipe da teologia não tem nada a nos ensinar? Será mesmo que a doutrina do Aquinate, como pensam alguns, é um corpo de “frias fórmulas matemáticas”?

Assista à homilia do Pe. Paulo Ricardo para o dia 28 de janeiro de 2021, mas como sempre perfeitamente válida para hoje e sempre, e conheça a grandeza insuperável e a atualidade perene do mais santo dos sábios e o mais sábio dos santos!

Santo Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja (+ Fossa Nuova, 1274)

Sacerdote dominicano, foi inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a lecionar na Universidade de Paris.

Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a “Suma contra os gentios” e a “Suma Teológica”. Foi chamado “Doutor Angélico” e “Doutor Comum”.

Sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos. Durante o Concílio de Trento, a “Suma Teológica” foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era à luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.

É o santo do dia 28 de janeiro.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *