Guilherme Freire – A face oculta do feminismo

O professor de filosofia Guilherme Freire fala sobre o documentário A Face Oculta do Feminismo, um filme cujo objetivo é desvendar o real objetivo atual por trás deste movimento. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo originalmente publicado em 3 de maio de 2022, Guilherme Freire fala sobre o documentário A Face Oculta do Feminismo, um filme cujo objetivo é desvendar o real objetivo atual por trás deste movimento.

O documentário parte do pressuposto de que, ainda em nossos tempos, onde já está mais que escancarado o tanto que o feminismo é ridículo, muitas pessoas têm uma visão errada sobre o que é essa mentalidade em essência.

De acordo com uma matéria na Revista Oeste, Freire afirma que “existem duas visões sobre o que é feminismo: a primeira é a mais popular, que entende o movimento como direitos iguais para homens e mulheres. Mas existe um outro lado que não é discutido. É uma série de conceitos que não estão no imaginário popular”. O objetivo então é elucidar o que se convenientemente esconde do público.

A obra discorre sobre o assunto contemplando toda a história do movimento feminista, abordando indivíduos da laia de Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, Shulamith Firestone, Judith Butler e Betty Friedan e descrevendo a história desde desde o Iluminismo — movimento filosófico que dominou a Europa nos séculos 17 e 18 —, protofeminismo — um período pré-feminismo —, Primeira e Segunda Guerra Mundial, primeira onda feminista, segunda onda feminista até os dias atuais.

Trata-se de um documentário disponível para assinantes do Brasil Paralelo.

Pra quem não conhece, Guilherme Freire é um professor, conferencista e palestrante em filosofia. Além destas e outras atividades, ele tem consistentemente produzido vídeos interessantes e de alto valor intelectual sobre diversos assuntos como este. Freire também já foi Secretário Adjunto da Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal, atuou na Secretaria do Planejamento do Governo do Estado do Paraná e foi “Head of Product” do canal Brasil Paralelo.

Mais

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *