Guilherme Freire – Mito da Idade das Trevas

Guilherme Freire explica as origens e os reais motivos da criação do mito da Idade das Trevas – termo que alguns ainda usam, mesmo sendo rejeitado por qualquer medievalista sério, para se referir à Idade Média – refutando-o.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Guilherme Freire – Mito da Idade das Trevas

Neste vídeo, o professor Guilherme Freire explica as origens e os verdadeiros motivos da criação do mito da Idade das Trevas, o termo pejorativo que alguns ainda usam, mesmo sendo rejeitado por qualquer medievalista sério, para se referir à Idade Média.

Separando por períodos distintos, Freire cita os enormes saltos civilizacionais que surgiram no medievo, ressaltando seus elementos e legado, o que por si já refuta esse mito de “idade das trevas”. Ele também explica quais eram os interesses dos vários detratores da Idade Média, em especial o dos iluministas, e não tinha nada a ver com fatos históricos.

O professor também afirma que nós somos muito fruto desses movimentos, mencionando que nossa educação teve muita influencia iluminista, protestantista, positivista, marxista e outros de caráter revolucionário, por isso, mesmo até os dias de hoje, na era da informação descentralizada, ainda existe gente que acredita nessa bobagem de idade das trevas.

Referência: no meio do seu vídeo, ele cita o documentário O Mito da Inquisição Espanhola.

Guilherme Freire é  professor, conferencista e palestrante em Filosofia.

Veja também

Adicionado em: 7 de setembro de 2021

Visualizações: 14

Duração: 21:21

Categorias: Comentários

Marcadores: , , ,

Canal: Guilherme Freire

Publicado por: Equipe Direita Realista


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados