Guilherme Freire – Mito da Idade das Trevas (Vídeo)

Guilherme Freire explica as origens e os reais motivos da criação do mito da Idade das Trevas – termo que alguns ainda usam, mesmo sendo rejeitado por qualquer medievalista sério – refutando-o. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Neste vídeo, o professor Guilherme Freire explica as origens e os verdadeiros motivos da criação do mito da Idade das Trevas, o termo pejorativo que alguns ainda usam, mesmo sendo rejeitado por qualquer medievalista sério, para se referir à Idade Média.

Separando por períodos distintos, Freire cita os enormes saltos civilizacionais que surgiram no medievo, ressaltando seus elementos e legado, o que por si já refuta esse mito de “idade das trevas”. Ele também explica quais eram os interesses dos vários detratores da Idade Média, em especial o dos iluministas, e não tinha nada a ver com fatos históricos.

O professor também afirma que nós somos muito fruto desses movimentos, mencionando que nossa educação teve muita influencia iluminista, protestantista, positivista, marxista e outros de caráter revolucionário, por isso, mesmo até os dias de hoje, na era da informação descentralizada, ainda existe gente que acredita nessa bobagem de idade das trevas.

Referência: no meio do seu vídeo, ele cita o documentário O Mito da Inquisição Espanhola.

Guilherme Freire é  professor, conferencista e palestrante em Filosofia.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *