Descrição
Neste vídeo, o professor Guilherme Freire explica as origens e os verdadeiros motivos da criação do mito da Idade das Trevas, o termo pejorativo que alguns ainda usam, mesmo sendo rejeitado por qualquer medievalista sério, para se referir à Idade Média.
Separando por períodos distintos, Freire cita os enormes saltos civilizacionais que surgiram no medievo, ressaltando seus elementos e legado, o que por si já refuta esse mito de “idade das trevas”. Ele também explica quais eram os interesses dos vários detratores da Idade Média, em especial o dos iluministas, e não tinha nada a ver com fatos históricos.
O professor também afirma que nós somos muito fruto desses movimentos, mencionando que nossa educação teve muita influencia iluminista, protestantista, positivista, marxista e outros de caráter revolucionário, por isso, mesmo até os dias de hoje, na era da informação descentralizada, ainda existe gente que acredita nessa bobagem de idade das trevas.
Referência: no meio do seu vídeo, ele cita o documentário O Mito da Inquisição Espanhola.
Guilherme Freire é professor, conferencista e palestrante em Filosofia.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 21:21
- Visualizações: 313
- Categorias: Comentários
- Canal: Guilherme Freire
- Marcador(es): Guilherme Freire, História, Idade Média, Igreja Católica
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.