Padre Paulo Ricardo – O que é o Sagrado Coração de Jesus? (Vídeo)

Nesta aula, o Padre Paulo Ricardo busca nos ajudar a entender o que é o Sagrado Coração de Jesus, devoção que é chamada pelo Papa Pio XII de sinal de salvação para os tempos modernos. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Nesta aula, o Padre Paulo Ricardo busca nos ajudar a entender o que é o Sagrado Coração de Jesus, devoção que é chamada pelo Papa Pio XII de sinal de salvação para os tempos modernos. O vídeo foi publicada ontem, no dia 7 de junho de 2018, véspera da solenidade do Sagrado Coração de Jesus deste ano.

Celebrada pela Igreja na sexta-feira seguinte ao segundo domingo depois de Pentecostes, a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, constituindo uma como que prolongação de Corpus Christi, a manifestação pública de adoração a Jesus Eucarístico, tem por objeto aquele amor infinito, ao mesmo tempo divino, espiritual e sensível, que o Coração do Verbo encarnado manifestou por nós ao longo de sua vida e, sobretudo, na hora de sua Paixão. Ali, no Coração doloroso de Jesus, temos a prova definitiva de que Deus é amor e de que nos ama a ponto de assumir a nossa carne mortal, a fim de, como testamento de sua imensa caridade, provar o cálice da dor, do abandono, da ingratidão e do desprezo.

Segundo consta, a devoção ao Sagrado Coração passou a ter grande divulgação a partir de uma manifestação de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, no dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do SS. Sacramento. Foi o próprio Coração de Jesus, em uma de suas manifestações a Santa Margarida, quem solicitou esta celebração de louvor e desagravo, dizendo-lhe: “Eis o Coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim, nesse Sacramento de Amor”.

A aula começa com uma provocação, perguntando se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus ainda tem lugar nos dias atuais, com todas as suas pinturas barrocas, fitas vermelhas, senhorinhas piedosas e carolices quejandas. O sacerdote católico discorre sobre o tema, fazendo um embate sobre objeções filosóficas diante da verdade que é revelada a partir de uma reflexão feita sob a luz da Igreja, mãe e mestra.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *