Guilherme Freire – Por que ler Santo Tomás de Aquino

Guilherme Freire explica por que ler Santo Tomás de Aquino, discorrendo sobre quem foi este grande pensador que escreveu mais de cem obras e foi chamado de "Doutor Angélico" e "Doutor Comum". Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste vídeo, porém interessante e rico vídeo, Guilherme Freire explica por que ler Santo Tomás de Aquino, o Doctor Angelicus, discorrendo sobre quem foi este grande pensador, os paradigmas de discussão, comentários bíblicos e citando obras para um estudo mais aprofundado.

Sobre Guilherme Freire, é professor, mestre, palestrante e conferencista em filosofia. Dentre outras ocupações, além da publicação de conteúdos interessantes como esse e os cursos que atualmente ministra, já atuou nas esferas federal e estadual da educação e planejamento e foi diretor da Brasil Paralelo.

Já a respeito de  Santo Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja (+ Fossa Nuova, 1274), foi um sacerdote dominicano inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a lecionar na Universidade de Paris.

Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a “Suma contra os gentios” e a “Suma Teológica”. Foi chamado “Doutor Angélico” e “Doutor Comum”.

Sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos. Durante o Concílio de Trento, a “Suma Teológica” foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era à luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.

É o santo do dia 28 de janeiro.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *