Olavo de Carvalho – Idade Média: iluminismo ou obscurantismo?

Olavo de Carvalho dá um aulão sobre a Idade Média e Santo Tomás de Aquino, esclarecendo se esta etapa da história humana foi realmente uma época de obscurantismo ou de iluminismo. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Neste trecho da sua aula de número 14 do Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022) dá um aulão sobre a Idade Média e Santo Tomás de Aquino, esclarecendo se esta etapa da história humana foi realmente uma época de obscurantismo ou de iluminismo, abordando questões como ciências naturais, ciências modernas etc.

Ele argumenta que muito das ciências modernas, surgidas com o Iluminismo (agora no sentido histórico da palavra) foram fundamentadas em misticismo, alquimia, astrologia e macumbas diversas, ao contrário do que costumam propagandear, inclusive falando sobre os manuscritos de Newton e a relação disso tudo com maçonaria e outras sociedades esotéricas.

Enfim, este vídeo do filósofo brasileiro foi separado da aula datada do dia 11 de julho de 2009 e publicado pelo canal Daniel Mota em 22 de maio de 2019.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *