Padre Paulo Ricardo – São João Bosco: Um santo pedagogo (Vídeo)

Homilia do Padre Paulo Ricardo em memória de São João Bosco, o santo pedagogo, fundador dos Salesianos, que buscou educar seus filhos espirituais para que não fizessem nada que trouxesse tristeza ao coração de Deus. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Padre Paulo Ricardo em memória de São João Bosco, sacerdote católico italiano e fundador da Pia Sociedade São Francisco de Sales (Salesianos), cuja memória celebramos hoje, dia 31 de janeiro.

Buscando educar seus filhos espirituais mostrando-lhes “a beleza da virtude e a fealdade do pecado”, a fim de que eles não fizessem nada que trouxesse tristeza ao coração de Deus, São João Bosco pode ser considerado com muita justiça um santo pedagogo.

E foi com esse amor benevolente, que aprendeu de Nossa Senhora, que ele conquistou o coração de muitos jovens, e exortou-os a ir além da mera observância dos mandamentos, mostrando que todos somos chamados a ser santos.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para esta segunda-feira, dia 31 de janeiro, e recorramos à intercessão de Dom Bosco, padroeiro dos jovens, a fim de que, assim como ele, consigamos entregar generosamente a nossa vida a Deus!

São João Bosco, Confessor (+ Turim, 1888)

Sacerdote italiano dotado de carismas extraordinários, desenvolveu um sistema pedagógico inovador e conseguiu reunir em torno de si um prodigioso movimento de apostolado. Tinha freqüentes sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia luzes sobre o estado de alma de seus alunos e sobre acontecimentos do seu tempo e futuros.

Embora sem recursos econômicos, com força de vontade e sobretudo com uma inabalável confiança em Maria Auxiliadora, conseguiu executar projetos apostólicos grandiosos em várias nações. Fundou duas congregações religiosas e um grande número de colégios para a educação de meninos pobres. Foi apóstolo da boa imprensa, não somente escrevendo muitos livros e artigos, mas chegando a constituir uma editora pujante e até a fundar uma fábrica de papel.

Exerceu enorme influência na vida social e política da época.

Dom Bosco foi proclamado santo em 1934. Aclamado por São João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”, é também o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.

Veja também

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *