Aula completa de Olavo de Carvalho sobre Hegel

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Aula completa de Olavo de Carvalho sobre Hegel

Aula completa de Olavo de Carvalho sobre Hegel, a vigésima sexta do curso de História Essencial da Filosofia ministrada pelo brasileiro. A aula está completa, com quase duas horas de duração, e conta com vídeo e áudio em qualidade razoáveis.

O alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 – Berlim, 14 de novembro de 1831) é considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história. Era fascinado pelas obras de Spinoza, Kant e Rousseau, assim como pela Revolução Francesa. Segundo Olavo de Carvalho, Hegel foi “um filósofo autêntico”, detentor de uma técnica filosófica perfeita, apesar de sua mentalidade esquiva e de suas intenções nem sempre honestas.

Muitos consideram que Hegel representa o ápice do Idealismo Alemão, uma espécie de movimento filosófico marcado por intensas discussões filosóficas entre pensadores de cultura alemã  do final do século XVIII e início do XIX. Essas discussões tiveram por base a publicação da Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant.

Hegel, ainda no seminário de Tübingen, escreveu, juntamente com dois renomados colegas, os filósofos Friedrich Schelling e Friedrich Hölderlin, o que chamaram de “O Mais Antigo Programa de Sistema do Idealismo Alemão”. Posteriormente, Hegel desenvolveu um sistema filosófico que chamou de “Idealismo Absoluto”, que seria capaz de compreender de atingir um saber do absoluto, saber cuja possibilidade fora, de modo geral, era negada pela crítica de Kant à metafísica. Apesar de ser notavelmente crítica em relação ao Iluminismo, a filosofia hegeliana é tida por muitos como, para usar a expressão de Habermas, a “filosofia da modernidade por excelência”.

O alcance e a profundidade da obra desse pensador alemão são tão grandes que Olavo afirma que qualquer discussão científica, “no sentido eminente da palavra”, somente pode acontecer a partir do conhecimento da dialética do Idealismo Alemão, particularmente da obra de Hegel. Suas contribuições influenciaram a quase totalidade do pensamento europeu subseqüente e inúmeros autores, como Strauss, Bauer, Feuerbach, Stirner, Marx, Dilthey, Bradley, Dewey, Kojève, Hyppolite, Hans Küng, Fukuyama e Žižek.

Deixe um comentário

Adicionado Em: 1 de dezembro de 2017

Visualizações: 20

Duração: 1:56:58

Categorias: Aulas

Tags: , ,

GD Star Rating
loading...

Este Link: