Padre Paulo Ricardo – Agostinho: o pecador que virou santo

Padre Paulo Ricardo nos ensina sobre Agostinho de Hipona, o bispo cuja vida é uma oportunidade extraordinária de conhecer o processo através do qual um pecador se transformou num dos maiores santos da história da Igreja.

Classificação: 0 / 5. Votos: 0.

Padre Paulo Ricardo – Agostinho: o pecador que virou santo

Nesta aula, o Padre Paulo Ricardo nos ensina sobre Agostinho de Hipona, o bispo cuja vida, para quem estuda a “engenharia da santidade”, é uma oportunidade extraordinária de conhecer o processo através do qual um pecador se transformou num dos maiores santos da história da Igreja — transformação pela qual todos gostaríamos de passar.

Agostinho é uma das personagens históricas mais importantes do mundo. O seu legado não somente transformou a civilização, como facilitou o surgimento de outros eminentes doutores da Igreja, como Santo Tomás de Aquino. Mas isso só aconteceu pela intervenção divina, que transformou um pecador contumaz num grande santo. A conversão de Santo Agostinho é, ao lado da experiência de São Paulo Apóstolo, um fenômeno marcante para toda a Igreja, que merece ser estudado por quantos desejam atingir a perfeição cristã.

Esta aula foi exibida originalmente no dia 27 de agosto de 2018, num episódio “Ao vivo com Padre Paulo Ricardo”. O assunto certamente não tem validade, então podemos assistir o vídeo hoje e pedir juntos a intercessão de Santo Agostinho para que também sejamos transformados de pecadores a santos.

Santo Agostinho, Bispo, Confessor e Doutor da Igreja (+ Hipona, 430)

Nascido na cidade africana de Tagaste, depois de uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão, e sobretudo graças às orações e lágrimas de sua mãe, Santa Mônica.

Ordenado sacerdote, foi durante 34 anos bispo de Hipona, no norte da África. Além de pastor dedicado e zeloso, foi intelectual brilhantíssimo, dos maiores gênios já produzidos em dois mil anos de História da Igreja. Escreveu numerosas obras de Filosofia, Teologia e Espiritualidade, que exerceram e ainda exercem enorme influência. Combateu vigorosamente as heresias de seu tempo.

De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”.

Sua festa litúrgica é celebrada aos dias 28 de agosto de todos os anos.

Veja também

Adicionado em: 28 de agosto de 2021

Visualizações: 11

Duração: 53:34

Categorias: Aulas

Marcadores: , , , ,

Canal: Padre Paulo Ricardo

Publicado por: Equipe Direita Realista


Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados