Argumento da Contingência de Leibniz (Vídeo)

Vídeo legendado em português brasileiro que explica e ilustra o Argumento da Contingência de Leibniz, que trata da causa do Universo e ao qual o Dr. William Lane Craig recorre várias vezes em seus debates e exposições. Acesse aqui a descrição completa.


Descrição

Este vídeo explica e ilustra em poucos minutos o Argumento da Contingência de Leibniz, que trata da causa do Universo e ao qual o Dr. William Lane Craig recorre e explica várias vezes, em seus trabalhos e embates contra outros intelectuais.

Inclusive, Craig é conhecido principalmente por diversos destes debates. Ele já enfrentou famosos militantes ateístas como Richard Dawkins, Sam Harris, Lawrence Krauss etc. Apesar do Dr. Craig ter encontrado alguns bons adversários, a maioria dos seus confrontos termina com os seus oponentes sendo desmascarados como vigaristas ou como incapazes de refutar o filósofo.

Parece também que a equipe do Dr. Craig está promovendo uma série de vídeos sobre estes argumentos, onde as premissas são apresentadas, em conjunto com a conclusão lógica e inescapável. Em seguida, algumas das premissas são explicadas em detalhes.

A estratégia do dr. Craig consiste em apresentar um conjunto de cinco argumentos lógicos de onde se conclui que é necessário que a existência de Deus. Existem três premissas no Argumento da Contingência de Leibniz:

  1. Tudo o que existe tem uma explicação para sua existência (tanto na necessidade de sua própria natureza como em uma causa exterior);
  2. Se o universo tem uma explicação para a sua existência, esta explicação é Deus;
  3. O universo existe.

Agora, o que segue logicamente destas três premissas? De 1 e 3, segue logicamente que:

  • O universo tem uma explicação para sua existência.
  • Portanto, a explicação para a existência do universo é Deus.

Discorrendo de maneira simples, se assumirmos que tudo possui uma causa, é razoável que o Universo também possua uma causa, e essa causa é Deus. Mas então por que Deus não possui uma causa? Acompanhe neste vídeo a apresentação deste argumento de Gottfried Wilhelm Leibniz, uma das mais brilhantes mentes da história.

O vídeo foi traduzido e legendado em português brasileiro pelos Tradutores de Direita.

Mais

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seuu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *