Canal Assombrado – MKULTRA

Carregando...
GD Star Rating
loading...

Canal Assombrado – MKULTRA

Este é o especial do Canal Assombrado feito sobre o Projeto MKULTRA, um programa ilegal e clandestino de experiências conduzidas em seres humanos encabeçado pela CIA, no auge da Guerra Fria. O vídeo tem qualidade de documentário, embora não possamos corrobar toda e qualquer informação que é compartilhada nele.

Em 1953, os EUA criaram este programa que tinha como um de seus objetivos identificar e desenvolver drogas e procedimentos a serem usados em interrogatórios e tortura, visando debilitar o indivíduo para forçar confissões por meio de controle de mente.

O Projeto MKULTRA teria sido criado para fazer frente a um programa soviético de lavagem cerebral, os quais ficaram evidentes nos Processos de Moscovo, uma série de julgamentos dos opositores de Josef Stálin ocorridos entre 1936 e 1938. Esse processo resultou na execução de todos os membros do Comitê Central do Partido Bolchevique (exceto o próprio Stalin, é claro), além de vários proeminentes militantes, inclusive dois dos membros do governo da URSS entre 1923 e 1925, Grigori Zinoviev e Lev Kamenev. O que tornou famoso este caso foram as “confissões” arrancadas dos acusados, as quais foram feitas de forma incrível, assumindo crimes que jamais teriam cometidos. Isso aconteceu graças a tortura, coerção e chantagem. Sob estes métodos, a maioria dos acusados “confessou” conspirar contra a Revolução de Outubro.

A reação americana começou sob o nome de Projeto Bluebird, mas a CIA queria ir além, usando narco-hipnose. Passando a ser conhecido como Project Artichoke, sua finalidade era descrita em um memorando de 1952, onde teria sido dito: “Podemos obter o controle da mente de um indivíduo até o ponto em que seja possível executar nossos desejos contra a sua vontade ou contra as leis naturais, como a própria proteção?”. Outro objetivo era desenvolver uma forma de fazer as pessoas serem interrogadas e não se lembrar de nada. Como foram adicionando mais objetivos ao programa, ele novamente mudou de nome: Projeto MKULTRA, nascido oficialmente em 13 de abril de 1953.

As cobaias deste programa teriam sido submetidas ao estado vegetativo antes de suas memórias serem apagadas por meio de um coquetel diário de drogas, privação de sono, confinamento e outros abusos e torturas.

Nos documentos oficiais, constaria que o MKULTRA era o pilar central de uma rede de mais de 140 subprojetos. Além, disto os experimentos teriam sido continuados no Canadá, quando a CIA recrutou o psiquiatra escocês Donald Ewen Cameron, criador do conceito de “Imposição Psíquica”, no qual a CIA estava particularmente interessada. Cameron desejava corrigir a esquizofrenia apagando memórias existentes e reprogramando a psique.

Em 1973, o diretor da CIA, Richard Helms, teria finalizado o projeto, ordenando que todos os arquivos do MKULTRA fossem destruídos, o que então teria tornado impossível uma investigação completa do que exatamente foi o projeto, levando a crer que muito do que se diz saber podem ser apenas exageros ou falsificações.

Saiba mais

Adicionado em: 29 de maio de 2018

Visualizações: 13

Duração: 39:04

Categorias: Documentários

Tags:

Canal: Assombrado

GD Star Rating
loading...


Este Link:

Deixe um comentário

Alguns posts relacionados