Descrição
Neste episódio da “Resposta Católica“, o Padre Paulo Ricardo ensina como se livrar do vício da masturbação.
Seja causada seja por imaturidade afetiva, hábito arraigado ou algum estado de angústia, “a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado”, segundo a doutrina perene da Igreja Católica, e considerada um pecado grave.
Porém, o próprio Catecismo da Igreja Católica também aponta estas dimensões subjetivas da masturbação, mostrando um caminho para a luta contra este pecado.
“Catecismo 2352 – Por masturbação se deve entender a excitação voluntária dos órgãos genitais, a fim de conseguir um prazer venéreo. “Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmaram sem hesitação que a masturbação é um ato intrínseca e gravemente desordenado”. Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade. Aí o prazer sexual é buscado fora da relação da “relação sexual exigida pela ordem moral, que realiza, no contexto de um amor verdadeiro, o sentido integral da doação mútua e da procriação humana”.
Para formar um justo juízo sobre a responsabilidade moral dos sujeitos e orientar a ação pastoral, dever-se-á levar em conta a maturidade afetiva, a força dos hábitos contraídos, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que minoram ou deixam mesmo extremamente atenuada a culpabilidade moral.”
É sobre isto que o Padre Paulo Ricardo fala neste vídeo publicado, originalmente, no dia 12 de julho de 2011.
Veja também
Mais informações
- Duração: 13:05
- Visualizações: 475
- Categorias: Curtos
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Desenvolvimento pessoal, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Pornografia
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.