Jordan Peterson – Felicidade não significa uma vida bem-sucedida

Jordan Peterson argumenta que a felicidade não significa uma vida bem-sucedida, explicando que e como o excesso de emoções positivas podem levar uma pessoa ao caos. Clique aqui para a descrição completa.


Descrição

Neste trecho de uma de suas palestras, o psicólogo e acadêmico canadense Dr. Jordan B. Peterson argumenta que a felicidade não significa uma vida bem-sucedida, explicando que e como o excesso de emoções positivas podem levar uma pessoa ao caos. Ele usa o exemplo de bipolaridade para refutar esta ideia propagada por coaches e outros charlatães que surgiram por aí.

Este trecho foi clipado do vídeo 2017 Maps of Meaning 08: Neuropsychology of Symbolic Representation, traduzido e legendado em português brasileiro pelo canal Jordan Peterson Legendado, sendo que esta versão PT-BR foi publicada em 12 de janeiro de 2019.

Notas

Transtorno Bipolar: ou Perturbação afetiva Bipolar (PAB), é uma perturbação mental caracterizada pela alternância entre períodos de depressão e períodos de ânimo intenso. O ânimo intenso é denominado mania ou hipomania, dependendo da gravidade ou se estão ou não presentes sintomas de psicose. Durante o período de mania (explicado a seguir), a pessoa comporta-se ou sente-se anormalmente enérgica, contente ou irritável. Os doentes geralmente realizam decisões irrefletidas ou sem noção das consequências.

Episódio maníaco: é definido por um período distinto, durante o qual existe um humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável. Este período de humor anormal deve durar pelo menos 1 semana.

Mais

Mais informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *